Proibida no Brasil, hoodia gordonii pode auxiliar na redução de calorias

A hoodia gordonii funciona como um inibidor de apetite e favorece o emagrecimento. Conheça as propriedades e os benefícios deste cacto


Cacto com propriedades medicinais, a hoodia gordonii é bastante utilizada como suplemento natural em dietas de emagrecimento, pois funciona como um inibidor de apetite. Cresce no estado selvagem na região do deserto do Kalahari, localizado no sul da África.

A hoodia gordonii já era utilizada pelas populações indígenas da África do Sul desde tempos remotos. Os nativos africanos mastigavam o cacto para acalmar a sede e o apetite durante as longas caminhadas de caça.

Propriedades e benefícios

A hoodia gordonii é uma planta protegida e somente pode ser colhida por empresas que possuam licença para isso. No ano de 1997, o Council for Scientific and Industrial Research (CSIR) sul africano patenteou o ingrediente da planta responsável pelo efeito inibidor de apetite.

No ano de 2002, a tribo San foi reconhecida pelo Conselho Sul-Africano de Pesquisa Científica e Industrial (CSIR) como precursora na descoberta das propriedades medicinais do cacto e, devido a isso, recebe porcentagem dos lucros obtidos pelos laboratórios responsáveis.

A hoodia gordonni não possui cafeína e age de maneira semelhante ao efeito que a glicose produz nas células nervosas, transmitindo sensação de saciedade e reduzindo o apetite. A molécula P57 é a grande responsável pelo envio de sinal de saciedade ao cérebro, o que resulta em uma considerável perda de peso.


Imagem da planta hoodia gordonii

Foto: Depositphotos

A popularidade deste suplemento natural cresceu bastante nos últimos anos, alavancando as vendas, porque muitos indivíduos nos Estados Unidos e na Europa fizeram uso da hoodia e não apresentaram nenhum tipo de efeito colateral, como, por exemplo, estresse ou fadiga, que geralmente são relacionados com as dietas de baixa caloria.

A hoodia gordonii é tão eficiente como inibidor natural de apetite que, com a sua utilização, é possível reduzir a ingestão de calorias dos alimentos em até 35%. Os indivíduos que optam por utilizar este suplemento natural costumam perder entre dois a quatro quilos nas duas primeiras semanas.

Contraindicações e precauções

De acordo com algumas pesquisas preliminares realizadas pela Brown University, não foram detectados efeitos colaterais perigosos derivados da ingestão da hooda gordonii.

Proibida pela Anvisa

No Brasil, a manipulação dos produtos à base do cacto é proibida. Em 2007, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a proibição de todos os medicamentos à base do extrato vegetal. Isto porque ainda não há estudos científicos que realmente constatem a eficácia e a segurança do produto.


Reportar erro