Problemas na boca? Use romã para tratar. Veja receitas caseiras

A fruta pode ser bem empregada no combate a doenças infecciosas como dores da garganta e gengivite. Conheça


A ginecologista Lívia Maria é fitoterapeuta. Isso faz dela uma especialista em plantas e nos seus benefícios. Em entrevista ao programa Viva Maria, da Rádio EBC, a especialista conversou com a apresentadora Mara Régia sobre os diferentes usos da romã para a nossa saúde.

Segundo a médica, a fruta pode ser bem empregada no combate a doenças infecciosas como dores da garganta e gengivite. “É um momento precioso para usar a romã. Como dizem as lendas, a fruta traz muita fertilidade e tudo o que a gente precisa de bom em abundância. Ela também é usada para problemas de garganta e gengivite, ou seja, em problemas bucais, como a mucosa, pois a romã é adstringente e influencia muita na cicatrização”, explica ela.

Para problemas na garganta você pode misturar a romã com o mel que têm ação expectorante, antibacteriana. Eles vão aliviar a tosse e a dor na região.

Problemas na boca? Use romã para tratar. Veja receitas caseiras

Foto: depositphotos

A especialista fala ainda que a romã pode ser potencializada quando se une aos benefícios do hortelã. “Muitas pessoas, principalmente no Nordeste do país, têm o costume de tratar a mucosa bucal como o hortelã graúdo”.

Confira algumas receitas disponibilizadas pelo nosso blog:


Romã para dor de garganta

Ingredientes

– 6 gramas de cascas de romã;
– 150 ml de água.

Modo de preparo

Ferva 150 ml de água, que é aproximadamente 1 xícara de chá, com 6g de casca de romã por alguns minutos. Coe e deixe tampado até amornar. Você deve usar esse preparo para fazer três gargarejos por dia.

Romã para aliviar irritações nos olhos causadas por bactérias

Ingredientes

– Folhas da árvore da romã;
– 1 xícara (de chá) de água potável.

Modo de preparo

Deixe a água ferver e coloque as folhas da árvore de romã dentro. Desligue e deixe a mistura descansar até ficar fria. Você vai utilizar essa mistura para aplicar nos olhos com a ajuda de um algodão pelo menos 3 vezes ao dia.

Romã para tratar rouquidão

Ingredientes

– 2 xícaras (de chá) de água;
– Meia xícara (de chá) de açúcar;
– ¼ de casca de romã;
– 2 cm de gengibre fatiado.

Modo de preparo

Em uma panela de vidro coloque a água e o açúcar, mexendo até dissolver. Leve ao fogo brando juntamente com a casca de romã picada e o gengibre fatiado. Deixe a mistura ferver até que a água diminua de volume e ganhe consistência parecida com mel. Tome uma colher de sopa desse mel de 3 em 3 horas, de preferência gargarejando-o antes de engolir.


Informar erro