Previna o envelhecimento e o câncer com essas frutas

Nas frutas brasileiríssimas encontramos uma generosa presença de elementos que são antioxidantes. Descubra quais são elas


Você já ouviu falar em antioxidante? Apesar do nome complicado, a ação de substâncias que produzem esse efeito é muito benéfica. Isso porque, elas evitam a formação de radicais livres, elementos que provocam o envelhecimento das células ou disfunções com as mesmas.

Para ter uma ideia desse processo você precisa entender como são formados os radicais livres no nosso organismo. A origem deles está diretamente ligada a processos químicos naturais do corpo que resultam em partículas livres de oxigênio que percorrem a nossa corrente sanguínea. Por serem soltos e livres, esses radicais podem danificar as células, causando o envelhecimento delas e, a longo prazo, até câncer.

A melhor forma de livrar-se dos radicais livres é ingerir alimentos ricos em antioxidantes. Existem muitas opções sintéticas e outras bem naturais. E o Brasil é farto em opções para todos os gostos. Podemos encontrar a substância em legumes, como couve, abobrinha, couve e pepino.

Mas são nas frutas brasileiríssimas que encontramos uma generosa presença de elementos que são antioxidantes. Você gostaria de incluir na sua alimentação alimentos naturais que previnam o envelhecimento e o câncer? Pois veja as dicas da nutricionista Clarissa Fujiwara e as inclua imediatamente no seu cardápio!

Adicione jabuticaba ao seu lanchinho

Previna o envelhecimento e o câncer com essas frutas

Foto: depositphotos

A nutricionista começa a seleção de alimentos que contém substâncias antioxidantes por uma fruta pequena, mas poderosa. Assim podemos descrever a jabuticaba, que tem origem na Mata Atlântica brasileira. Ela é rica em antocianinas, um composto fenólico. Além disso serve para ajudar no funcionamento do intestino por conta das fibras. Encontramos ainda vitaminas B e C.


Coma açaí a qualquer hora do dia

Previna o envelhecimento e o câncer com essas frutas

Foto: depositphotos

Na lista não poderia faltar o açaí. Originário da região amazônica ele é, sem dúvida, o mais famoso fruto da região. Rico em antocianinas ele cumpre um poderoso papel quando o assunto é combater os radicais livres. Não bastasse essa qualidade, o açaí possui gorduras do bem que atuam na redução do colesterol ruim, o que traz benefícios diretos para o sistema cardiovascular.

Experimente cupuaçu

previna-o-envelhecimento-e-o-cancer-com-essas-frutas

Foto: depositphotos

Popularizado mais recentemente, o cupuaçu começa a ganhar os holofotes da mídia, dos especialistas e dos consumidores. O fruto que tem origem também na região amazônica, pertence à família do Cacau. Pesquisadores identificaram nove tipos de flavonoides nas sementes do cupuaçu. Além disso, o fruto também tem vitaminas, fibras e minerais que ajudam pessoas que precisam perder peso, controlar a diabetes e regular o intestino.

Abuse do tradicional guaraná

Previna o envelhecimento e o câncer com essas frutas

Foto: depositphotos

Segundo a nutricionista Clarissa Fujiwara, o guaraná tem “efeito termogênico que acelera o metabolismo e incrementa o gasto de energia”. O fruto conta ainda com substâncias antioxidantes e pode até atuar na perda de gordura.


Reportar erro