Prevenção: cuidados com a pele durante as viagens de férias

A dermatologista Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), dá algumas dicas de como proteger a pele durante as viagens


As férias vêm se aproximando e muitas pessoas se programam para viajar. Para aproveitar as paisagens e passeios, ao máximo possível, sem ter más consequências, é necessário adotar uma série de cuidados com a pele.

A dermatologista Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da American Academy of Dermatology (AAD), dá algumas dicas de como proteger a pele, seja nas viagens de avião, de navio, de carro, na praia ou na piscina.

Dicas para cuidar da pele durante as viagens

Aplicar um bom protetor solar na pele é essencial em todas as situações. Sem a proteção solar, a pele não resiste às mudanças de temperatura, muito sol e ar seco.

Prevenção: cuidados com a pele durante as viagens de férias

Foto: depositphotos

Confira a seguir outras orientações da Dra. Claudia Marçal:

Cuidados com a pele nas viagens de avião

Se você pretende viajar de avião, lembre-se que hidratar a pele é essencial. Antes de decolar, aplique uma boa camada de hidratante no rosto e nas mãos, além de creme para a região dos olhos.

“Quanto a viagens longas (mais de 6 horas), borrife água termal no rosto, por várias vezes, isso ajuda a manter a pele hidratada contra o ar seco dentro da aeronave. Não se esqueça de retirar a maquiagem durante o voo, antes de dormir e procure descansar o máximo possível, para evitar a aparência do jet lag, tão comum em percursos longos. Quando estiver a uma hora do seu destino, higienize novamente a pele, hidrate e aí sim os BB creams e maquiagens são bem-vindos. E é importante lembrar de beber muita água. O ideal é tomar uma garrafinha por hora no avião”, recomenda a dermatologista.


Para evitar as bolsas nos olhos, é recomendável não ingerir alimentos salgados ou gordurosos.

Viagens de navio

Se você usar maquiagem durante as viagens de navio, o ideal é optar por base que contenha proteção solar. De acordo com a médica, o protetor solar deve ser de alta cobertura, com FPS acima de 60, e cor para maior proteção contra a luz visível. Para usar maquiagem durante o dia, é necessário preparar a pele, com sabonete ou gel de limpeza, hidratante e o filtro solar. À noite, a maquiagem deve ser completamente removida.

Viagens de carro

Tanto no carro ou ambientes, devemos proteger a pele e os cabelos do efeito do ar-condicionado. “É importante utilizar produtos antioxidantes, com ativos que agem profundamente na pele e neutralizam os radicais livres, como o OTZ 10 e Vitaminas C e E”, afirma a especialista. Lembre-se de tomar bastante água e ingerir lanches leves e frutas.

Cuidados durante a exposição na praia

Na praia, é necessário tomar alguns cuidados em relação à exposição solar, à areia e aos banhos de mar. O ideal é se expor ao sol antes das 9h e após as 16h, com filtro solar, mesmo na sombra. Segundo Marçal, o indicado é aplicar filtro com FPS a partir de 60 e reaplicar o produto a cada duas horas, inclusive um específico para os lábios.

Fungos e bactérias presentes na areia podem provocar infecções. De acordo com a dermatologista, as virilhas e pés são as regiões mais afetadas, mas não são as únicas a serem atingidas. É muito importante não ficar muito tempo com os trajes de banho molhados.

Banhos de piscina

Antes de entrar na piscina, deve-se evitar o uso de esfoliantes e sabonetes abrasivos, o que pode remover a proteção natural da pele. Claudia Marçal também destaca a importância de ingerir muita água, antes e durante o banho de piscina. Os cabelos também devem ser protegidos com produtos que neutralizam os efeitos do sol e do cloro.


Informar erro