Prepare um delicioso escondidinho de bacalhau para o Natal

Além dos já tradicionais peru e pernil, o bacalhau também pode ser usado como destaque da ceia. Para isso, saiba como prepará-lo da melhor forma


Com a chegada das festas de fim de ano, nada melhor que já ir pensando nas delícias que podem ser servidas, sobretudo na noite de Natal, caso você seja um dos responsáveis pelo cardápio. Além dos já tradicionais peru e pernil, o bacalhau também pode ser usado como destaque da ceia.

Nesse caso, a sugestão vem com o preparo de um delicioso escondidinho de bacalhau. Além de muito nutritivo, o prato deve agradar até os mais exigentes paladares, nesta que é uma noite marcada pelo reencontro entre as famílias. Para incluir o prato no cardápio, fique atento a todos os detalhes do preparo.

Benefícios do bacalhau

Antes de seguir para a receita de fato, o que você acha de conhecer um pouco mais sobre os benefícios do bacalhau para a saúde? Afinal de contas, quando se consegue casar o prazer proporcionado ao paladar com a saúde, tudo assume um novo significado.

Prepare um delicioso escondidinho de bacalhau para o Natal

Foto: depositphotos

Além de saboroso, o bacalhau tem um elevado valor nutritivo. Ele é rico em minerais, tais como ferro e fósforo e vitaminas do complexo A, D e E. O bacalhau apresenta colesterol quase zero, o peixe também é visto como rica fonte de ômega-3, importante para diminuir o colesterol ruim e aumentar o colesterol bom.


O bacalhau também é uma importante arma para prevenção e controle de doenças cardiovasculares, câncer, aterosclerose, hipertensão e desordens inflamatórias e autoimunes. Através de ácidos graxos essenciais, o peixe também faz bem para o sistema imunológico.

Escondidinho de bacalhau

Agora, chegou a hora mais esperada, aquela que você vai conhecer todos os ingredientes e segredos para se preparar o prato:

Ingredientes

  • 1 lombo de bacalhau dessalgado e congelado;
  • 50g de creme de leite;
  • 1 cebola cortada em meia lua;
  • Meia xícara (de chá) de azeitonas verdes fatiadas;
  • Meia xícara (de chá) de azeite;
  • Meia xícara (de chá) de queijo parmesão ralado;
  • Meia xícara (de chá) de salsinha fresca picada;
  • 1 caixinha de molho branco;
  • 1 pacote de purê de batata.

Modo de preparo

Com a ajuda de uma panela, coloque o lombo de bacalhau, cubra com água e leve ao fogo alto até ferver. Deixe cozinhar por 10 minutos. Transfira para uma tigela e desfie com um garfo. Pré-aqueça o forno a 200°C (temperatura alta).

Leve uma frigideira grande ao fogo médio e, quando aquecer, regue com o azeite. Junte a cebola e refogue, mexendo por três minutos, até ficar transparente. Junte o tomate e refogue por mais cinco minutos, sem deixar de mexer bem. Por último, adicione as azeitonas e o bacalhau. Misture e desligue o fogo.

Transfira o bacalhau para um refratário. Cubra com o purê e adicione a mistura de parmesão, creme de leite e molho branco. Leve para assar por 20 minutos ou até gratinar. Uma dica prática é servir o prato com arroz branco.


Informar erro