Prepare máscaras caseiras e se livre da acne!

A acne é um problema que incomoda muito e não só aos adolescentes, já que,…


Acne - um problema de pele que afeta adolescentes e adultos

Um problema de pele que afeta adolescentes e adultos | Imagem: Reprodução

A acne é um problema que incomoda muito e não só aos adolescentes, já que, por conta de algumas disfunções hormonais ou orgânicas, adultos também apresentam as espinhas na pele.

A predisposição genética é um dos fatores principais do surgimento da acne, que normalmente aparece já na adolescência, quando há muita variação dos níveis dos hormônios sexuais, mas também pode se estender à idade adulta, algumas vezes até surgindo nesse período, principalmente nas mulheres.

O que causa a acne?

A produção exagerada das glândulas sebáceas, quando associada à obstrução do poro por onde deveria ser excretada, faz com que surjam os pontos pretos, conhecidos como cravos, que colaboram na proliferação de bactérias que causam a inflamação que caracteriza a espinha.

O rosto e o tronco, partes do corpo que são ricas em glândulas sebáceas, são onde as espinhas costumam se manifestar mais comumente.

Há intensidades diferentes da acne, sendo quatro estágios desse quadro:


  • GRAU I: apenas os cravos são presentes, sem terem inflamado e se transformado em espinhas;
  • GRAU II: há cravos e também espinhas pequenas, com lesões pequenas inflamadas, pequenos pontos de pus;
  • GRAU III: há cravos, espinhas pequenas e também maiores e profundas, dolorosas, avermelhadas com bastante inflamação;
  • GRAU IV: há cravos, espinhas pequenas e grandes, lesões com muita inflamação e aspecto desfigurante (chamada acne conglobata).

Como tratar a acne com máscaras caseiras?

A acne é uma doença bastante complexa, pois pode ser influenciada por fatores diversos, tanto que alguns médicos levam coisas como a alimentação em conta e outros não, mas a verdade é que, havendo a propensão, muitas coisas podem influenciar no agravamento do quadro, portanto, quem tem a pele mais oleosa, ou apresenta espinhas, deve sempre manter certos cuidados, como evitar alguns alimentos como os gordurosos ou os que aumentem as reações após ingeridos. Também as limpezas de pele, aplicadas por esteticistas qualificados, podem ser muito benéficas em alguns casos. Nos casos mais graves da doença, como os de grau IV, medicamentos receitados por dermatologistas podem ser necessários, mas sempre é bom lembrar que os efeitos variam de paciente para paciente, e que alguns podem não reagir da mesma forma aos medicamentos.

Algumas receitas caseiras sempre fazem muito bem nos casos menos graves, portanto, vale a pena experimentar algumas!

Veja agora receitas simples que podem fazer muito bem á pele oleosa ou com espinhas

Máscara de mel e canela

– Misture 1 colher de mel com um pouco de canela em pó, 1 colherinha de bicarbonato de sódio e um pouco de água. Faça uma pasta e aplique no seu rosto, deixe atuar 15 a 20 minutos e depois lave bem.

Clara de ovo e limão

– Misturar 1 clara de ovo com o suco de meio limão e aplicar no rosto por 15 a 20 minutos e depois lavar bem. Importante: esta receita só deve ser usada à noite, já que o limão, em contato com o sol, mancha e pode causar queimaduras.

Tomate

– Cortar um tomate pela metade e aplicar o sumo no rosto, deixando agir por uns 20 minutos e depois lave bem o rosto.

Hortelã e coentro

– Misture partes iguais de folhas de hortelã e coentro e processe no liquidificador ou com um processador de alimentos. Forme uma pasta e aplique no rosto durante 15 a 20 minutos e depois lave bem.


Reportar erro