Prepare caldinhos saudáveis para esquentar a festa junina

Servido antes das refeições ou em reuniões com amigos, o caldinho é o companheiro perfeito para quem quer curtir sabores especiais nas festas juninas


Além da fogueira, quadrilha junina e muita animação, São João também é época de comer bem. Se depender da variedade dos ingredientes que chegam à mesa nessa época do ano, não vai faltar gente com “água na boca”. Servido antes das refeições ou em reuniões com amigos, o caldinho é o companheiro perfeito para quem quer curtir sabores especiais, sem perder muito tempo na cozinha. No frio, a receita também serve para esquentar, deixando o clima ainda mais gostoso.

Quem pensar que precisa perder muito tempo para preparar caldinhos de qualidade, se enganou. Receitas simples, rápidas e fáceis são soluções ideais para socorrer aquela reuniãozinha marcada de última hora. Na sugestão a seguir, você acompanhar duas receitas de “dar água na boca”. Elas vão fazer sucesso não só na festa junina, mas em qualquer época do ano, são elas: caldinho de feijão e caldinho de camarão.

Valores nutricionais

O feijão, um dos principais ingredientes do primeiro prato, contém carboidratos, proteínas, fibras e demais componentes, a exemplo do cálcio, ferro e magnésio. Feijão, branco, preto, carioquinha, verde e feijão-de-corda, independentemente do tipo, cada um deles possui qualidades indispensáveis para a dieta humana.  Ele fortalece os ossos, ajuda no controle da diabetes, previne o envelhecimento da pele, melhora o fluxo sanguíneo e pode reduzir os índices de colesterol.

Já o camarão, é uma excelente alternativa para quem procura nutrientes importantes para beleza como antioxidante. Ele combate os radicais livres, contém vitaminas do complexo D e B-12, além de conter ômega-3 (ácidos gordos), que reduzem o risco de problemas cardiovasculares. O consumo de camarão também pode trazer algumas desvantagens para a saúde, pois o seu consumo em excesso podem afetar a saúde cardiovascular, por ele ser rico em sódio e colesterol.

Para fazer e se deliciar

Se você ficou com água na boca e empolgado para aproveitar as propriedades que os alimentos podem trazer para a saúde, confira as receitas. Ah! É importante lembrar que, se você tem algum problema de saúde ou segue alguma dieta específica, é aconselhável consultar o médico para saber se o consumo desses pratos são liberados.

Prepare caldinhos saudáveis para esquentar a festa junina

Foto: Depositphotos


Caldinho de feijão

Ingredientes

3 xícaras de feijão cozido
100 g de carne magra cortada em cubos
1 cebola média ralada
2 dentes de alho amassado
2 xícaras de caldo de carne magra
1 folha de louro
Sal, pimenta do reino e azeite a gosto

Modo de preparo

Em uma panela aquecida, coloque a carne para fritar com um fio de azeite até que ele fique bem dourado. Acrescente a cebola e o alho e deixe refogar por mais um pouco. Em seguida, junte o feijão, a folha de louro e uma pitada de sal. Após aquecer por cerca de cinco minutos, leve a mistura para o liquidificador e bata, lembrando de retirar a folha de louro. Acrescente, aos poucos, o caldo de carne até obter uma mistura homogênea. Ao fim, retorne com a mistura para a panela e deixe aquecer por mais alguns minutos. A dica é usar pimenta dedo de moça para decorar.

Caldinho de camarão

Ingredientes

500 g de camarões médios limpos
5 xícaras (de chá) de caldo de camarão levemente temperado
2 xícaras (de chá) de leite de coco
1 xícara (de chá) de cebola picada
6 tomates picados sem sementes
1 pimentão verde pequeno picado
2 dente de alho picados
4 colheres (de sopa) de azeite de oliva
Salsinha, cebolinha, coentro, pimenta do reino e sal a gosto

Modo de preparo

Em uma panela, acrescente o azeite e refogue a cebola, alho e pimentão. Adicione metade da quantidade de camarão e tempere com sal e pimenta do reino a gosto.  Após refogar por dois minutos, acrescente os tomates e o caldo de camarão. Deixe cozinhar por cerca de 15 minutos. Na sequência, bata tudo no liquidificador e retorne a panela. Nesse ponto você pode acrescentar o leite de coco, salsinha, cebolinha, coentro e adicionar sal e pimenta do reino, deixando cozinhar por mais seis minutos.

Com os camarões que foram reservados no início, em uma panela, acrescente azeite e cozinhe-os. Eles serão distribuídos nas canequinhas onde será servido o caldinho. Você pode finalizar com salsinha e cebolinha.


Reportar erro