Preparando eficazes remédios caseiros para cortar o vômito

Por que isto acontece? Quando ingerimos algum alimento estragado ou com substâncias irritantes ao nosso…


Por que isto acontece?

Quando ingerimos algum alimento estragado ou com substâncias irritantes ao nosso estômago, é comum sentirmos náuseas e vomitarmos. A náusea é aquela sensação que sentimos antes de vomitarmos, como uma ânsia. O vômito é a expulsão do conteúdo estomacal, que sai pela boca.

Pode ser desencadeado também por fatores emocionais, chamado então, de vômito psicogênico, também há causas bastante complexas e graves, como tumores cerebrais e a pressão craniana elevada.

Durante a gravidez também é muito comum, sendo um dos primeiros e mais desagradáveis sintomas a se manifestarem. O vômito também pode ser efeito colateral de medicações ou certas drogas, como álcool e por doenças que causem irritações e inflamações nas paredes estomacais, no intestino ou provenientes da vesícula biliar.

Preparando eficazes remédios caseiros para cortar o vômito

Aprenda remédios naturais para tratar a ânsia de vômito | Imagem: Reprodução


Como tratar estes casos?

A causa dos vômitos deve ser investigada e tratada de acordo. Nos casos em que o problema for de origem psicológica, medicações específicas e tratamentos nessa área podem ser prescritos.

Outras razões, devem ser avaliadas pelo médico e o tratamento adequado à causa dos enjôos deve ser feito.

Para conter a ânsia de forma imediata, podem-se utilizar tratamentos caseiros, como chás medicinais que tem propriedades capazes de proporcionar certo relaxamento na musculatura envolvida e também agem no estômago, aliviando os impulsos.

Conheça as receitas de remédios que poderão ser usadas para conter o vômito naturalmente

  • ALFAVACA (lamiaceae): diminui as contrações musculares provocantes do vômito. Faça uma infusão com 20g de folhas dessa erva em 1litro de água e beba várias vezes, sempre que necessário. É bom preventivo de enjoos em viagens.
  • ACELGA: Bata no liquidificador ½ xícara de folhas de acelga picadas com ½ xícara de água e vá tomando pequenas doses desse remédio a cada oito horas.
  • MEL: misture em  ½ copo de água: 1 colher de sopa de mel e 2 colheres de sopa de suco de limão, bebendo essa mistura duas vezes ao dia.
  • GENGIBRE: tem excelente efeito e pode ser tomado em infusão ou cápsulas;
  • HORTELÃ: acalma o estômago e deve ser bebida em infusões.
  • CAMOMILA: deve ser bebida em infusão.

Reportar erro