Pra que serve o óleo de cártamo?

Por Redação

Cártamo

Cártamo | Imagem: Reprodução

O cártamo surgiu há mais de 2 mil anos, na região árida da Índia, sendo seu nome carthamus tinctorius originário do hebraico e significa “tingir com tinta”, porque essa é uma das utilizações da planta, cujas flores fornecem um corante, que na cozinha é utilizado em substituição ao açafrão, sendo chamado de açafrão bastardo.

Usos do cártamo

Além de ser um corante de alimentos, ainda é utilizado para tingir tecidos desde antes da Era Cristã, quando os povos antigos o cultivavam para esse fim, extraindo de suas flores a cartamina, um importante corante de cor alaranjada e indissolúvel em água, para tingir algodão e seda.

Atualmente, o cártamo é cultivado como planta oleaginosa, já que as sementes da planta produzem uma grande quantidade de excelente óleo, que serve tanto para o consumo humano quanto para a indústria.

Propriedades deste óleo

Ele possui ácidos linoléicos (70%), óleo oléico (20%) e baixa porcentagem de ácido linolênico (3%), ou seja, ácidos graxos essenciais ao organismo, devido à sua poliinsaturação, contém baixa concentração de colesterol. Os ácidos encontrados no óleo ajudam a quem sofre de dores causadas por inflamações crônicas no intestino.

É bastante utilizado em substituição ao girassol, até por serem da mesma família botânica. Uma das formas mais utilizadas por quem conhece seus benefícios à saúde, é através de cápsulas.

Também usado na indústria, ele serve para a fabricação de tintas, sabões, esmaltes, etc. Outra aplicação das sementes, na indústria de óleos, é a torta das sementes, que serve de alimentação de ruminantes.

O óleo de cártamo emagrece?

O óleo de cártamo emagrece?

Emagreça! | Imagem: Reprodução

Sim, esse óleo tem o poder de fazer com que o organismo queime gorduras acumuladas para fornecer energia ao corpo e também define a musculatura mais rapidamente, além de já estar comprovada sua eficiência no controle do colesterol, prevenção da celulite e aumento da imunidade. Ele ajuda no emagrecimento de mais uma maneira: envia ao cérebro a mensagem de saciedade, fazendo com que a pessoa se sinta mais rapidamente satisfeita e, consequentemente, coma menos!

Seus nutrientes inibem a ação de uma enzima especíifca (LPL – Lipase lipoproteica), que tem por função transferir a gordura das veias para o tecido adiposo, onde se concentram as gorduras do corpo. Então, quanto maior for a atuação dessa enzima, mais gordura será acumulada nas células adiposas e mais a pessoa engordará!

Por isso, esses nutrientes do óleo de cártamo impedem a ação da LPL e obrigam o organismo a utilizar a gordura já acumulada, promovendo o que se chama de lipólise, ou seja, a queima de gorduras!

Onde comprar

O óleo extra-virgem e as cápsulas podem ser encontrados em lojas de produtos naturais, algumas farmácias ou ainda através de sites, que oferecem os produtos em formas, quantidades e preços variados.