Plantas que decoram a casa e afastam o mosquito Aedes aegypti

Conheça algumas plantas que, além de decorar a sua casa e deixar um cheirinho, ajudam a manter distante o mosquito transmissor do zika vírus


Em dias de preocupação com o zika vírus, os temas em torno da doença e da sua prevenção ficam bombando por aí. Mas você sabia que existem algumas plantas que, além de complementar a decoração da sua casa, ajudam a afastar o mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti. Trata-se de plantas que são repelentes naturais e vão afastar não somente o mosquito transmissor do zika vírus, mas também moscas, pulgas, traças e pernilongos diversos. Algumas delas contam com outros benefícios, podendo ser usadas ainda como tempero no preparo de alimentos, por exemplo.

Quais são as plantas que decoram a casa e afastam o zika vírus?

Alfazema

Imagem de vaso com planta alfazema

Fotos: Pixabay

Uma das plantas, conhecida como alfazema ou lavanda, atua como um excelente repelente natural que tem um cheiro maravilhoso para deixar o ambiente de sua casa ainda mais agradável. Além disso, suas folhas e flores podem ser usadas para dar mais sabor e aroma aos alimentos, como molhos e saladas. É linda, deixando o ambiente decorado com flores roxas, rosadas ou brancas. Essa planta precisa de alguns cuidados: você pode cultivar em pequenos vasos colocados próximos à janela, uma vez que ela precisa de luz solar para viver bem.

Coloque as sementes sobre a terra e pressione levemente de forma que fiquem cerca de um ou dois cm abaixo da terra. Cubra e regue para que a terra fique ligeiramente úmida. Principalmente no começo, mantenha a terra sempre úmida, mas quando as primeiras folhas aparecerem, regue de uma a duas vezes por semana.


Manjericão

Imagem de vaso com planta manjericão

Conhecido como um tempero maravilhoso para molhos, saladas e massas, o manjericão é também um excelente repelente natural contra insetos. Cultive em vasos de tamanho médio ou grande sempre perto das janelas ou nas varandas. A planta precisa obrigatoriamente de luz solar direta. Coloque as sementes na terra para o plantio ou pegue uma muda em um copo de água até que cresçam suas raízes. Em seguida, transfira para a terra. Coloque água na terra e não na planta.

Hortelã

Imagem de vaso com planta hortelã

A hortelã é a que tem os benefícios mais conhecidos como repelente natural. Ajuda a manter afastados, além das moscas e pernilongos, ratos, camundongos e formigas. Pode ser usada para tempero ou ainda no preparo de sucos e chás. Cultive em pequenos canteiros ou em vasos de quaisquer tamanhos, mas mantenha em locais com sombra. Ela precisa de um clima temperado e fresco para sobreviver. Normalmente são usados ramos de hortelã saudável plantados diretamente na terra, que deve ser mantida sempre úmida.


Reportar erro