Conheça as plantas que ajudam a dormir melhor

A insônia é caracterizada pela dificuldade de iniciar ou manter o sono. Conheça algumas plantas que ajudam a dormir mais e melhor


Você toma um banho, se deita confortavelmente, fecha os olhos se sentindo cansado e nada de conseguir dormir? A insônia é um problema conhecido por muitas pessoas, sendo caracterizada pela dificuldade de iniciar ou manter o sono, o que prejudica a nossa vida social e profissional.

Se você sofre com este problema, saiba que existem algumas plantas que podem ajudar você a dormir mais e melhor.

Causas e características da insônia

Existem vários tipos de insônia que, geralmente, são decorrentes de diversas razões, tais como a predisposição genética, fatores físicos, mentais, biológicos, psicológicos e sociais. O problema também pode ser agravado por outras condições, incluindo a depressão, ansiedade, dores crônicas, distúrbios metabólicos hormonais e fibromialgia.

A maioria dos casos de insônia caracteriza-se pelo aumento do tempo que a pessoa demora para começar a dormir. Os indivíduos que sofrem com o quadro apresentam sintomas como mau humor, sonolência e cansaço.

A insônia crônica não tratada pode trazer consequências bastante ruins ao indivíduo, como distúrbios da memória e concentração, depressão, irritabilidade, ansiedade, baixo rendimento profissional, aumento do risco de acidentes e sentimento de insatisfação constante.

A quantidade ideal de horas de sono por noite varia, mas a maioria das pessoas sente-se satisfeita após 7 a 8 horas de sono diárias.

Imagem de mulher dormindo em jardim

Foto: Depositphotos

Plantas que favorecem o sono

Você já ouviu falar que ter plantas no quarto faz mal? Não é bem assim, pois existem algumas plantas que purificam o ar e aumentam os níveis de oxigênio, favorecendo a sua respiração e o seu sono.


Confira a seguir algumas plantas que ajudam você a dormir melhor:

Babosa (Aloe vera)

De acordo com especialistas, a babosa contém propriedades desintoxicantes e anti-inflamatórias. Além disso, também possui a capacidade de eliminar substâncias químicas presentes em produtos de limpeza e purifica o ar.

Hera

Especialistas afirmam que a hera é excelente para purificar o ar, absorvendo toxinas perigosas, como o benzeno e o formaldeído.

Jasmim

Além de melhorar a qualidade do sono, o jasmim reduz ansiedade. Assim sendo, esta planta pode proporcionar uma excelente e tranquila noite de sono de maneira natural.

Lavanda

A lavanda contém propriedades que ajudam a aliviar os sintomas do transtorno de ansiedade e proporciona uma noite tranquila de sono aos indivíduos insones.

O ato de inalar o aroma da lavanda proporciona um efeito calmante e sedativo leve.

Espada-de-São-Jorge

A espada-de-São-Jorge possui a capacidade de purificar o ar e elevar os níveis de oxigênio. Também é uma planta indicada para ficar nos quartos.


Reportar erro