Plantas para acalmar os nervos

O estresse é um problema comum no nosso tempo, provocado por circunstâncias vividas no dia…


O estresse é um problema comum no nosso tempo, provocado por circunstâncias vividas no dia a dia e que causam sintomas como exaustão, desconforto, sensações de medo, preocupação, irritação, insônia e outros distúrbios de sono, ansiedade, nervosismo e estados depressivos.

Existem plantas que atuam como calmantes naturais, pois possuem propriedades medicinais que ajudam a relaxar, melhorar a qualidade do sono e fortalecer os nervos, sendo ótimas aliadas no combate ao nervosismo do cotidiano.

Remédios naturais para os nervos

Valeriana

Graças ao seu efeito relaxante, a valeriana contribui para o nosso bem-estar físico e psicológico. Com ação calmante e soporífera, esta planta é indicada em casos de agitação, insônia, fobia ou ansiedade. A valeriana auxilia no sono sem provocar sensação de cansaço no decorrer do dia, o que é importante para que a atenção seja mantida no trabalho.

A parte utilizada da planta é principalmente a sua raiz, que pode ser encontrada em forma de chás, comprimidos e preparados para o banho. Muitas vezes, ela pode ser encontrada combinada a outras ervas, como erva-cidreira, lúpulo e passiflora.

Você pode acalmar os nervos com um banho de valeriana realizando o seguinte procedimento: Primeiramente, prepare um chá com 100 gramas de raiz da planta e 2 litros de água fervente. Após isso, adicione a mistura à água do banho. Depois do banho, descanse na cama durante uma hora.

Plantas para acalmar os nervos

Foto: Reprodução

Passiflora

A passiflora, ou flor do maracujá, é a planta que produz a fruta maracujá e que contém as propriedades que agem como relaxante, antidepressiva, analgésica, antiespasmódica, hipotensora e sedativa. Devido às suas propriedades, a passiflora ajuda a acalmar os nervos e tratar distúrbios de humor.

Ela é mais utilizada no preparo de chás e o seu efeito calmante pode ser potencializado ao ser misturada com outras plantas calmantes, como a erva-cidreira, valeriana ou lúpulo.


Lavanda

A lavanda, também conhecida como alfazema, é rica em cumarina e óleos essenciais que possuem propriedades calmantes e relaxantes, agindo contra o estresse. Essa planta pode ser encontrada em forma de chás ou preparações para o banho.

Para aproveitar um banho relaxante antes de dormir, adicione algumas gotas de óleo essencial de lavanda à água do banho. Você também pode colocar um saquinho de lavanda ao lado do travesseiro para ter um sono mais tranquilo, mas não o deixe muito próximo ao nariz.

Erva de São João

Também conhecida como hipericão, a erva de São João é um antidepressivo natural e restaurador para o sistema nervoso, sendo indicada para o tratamento de casos de depressão, ansiedade, agitação nervosa e sintomatologia psíquica da menopausa.

Esta planta pode ser utilizada sozinha ou combinada a outras ervas. A erva de São João não deve ser usada sem orientação médica, pois pode provocar interações com outros medicamentos.

Erva-cidreira

A erva-cidreira, também conhecida como melissa, atua como calmante e é indicada no combate ao estresse, ansiedade, nervosismo, transtornos do sono e problemas de estômago e do coração. As folhas da melissa possuem aromas cítricos e são utilizadas em chás e banhos relaxantes.

Ginseng

O ginseng, assim como o ginseng siberiano, faz parte do grupo dos “adaptógenos”, termo usado para fazer referência à capacidade desta raiz em aumentar a resistência do organismo perante as situações difíceis e estressantes do dia a dia.

Essa planta atua como um tônico que fortalece e revigora e é indicado para combater a sensação de franqueza, estados de cansaço e falta de energia e concentração.

Camomila

O chá de camomila é um calmante natural que tranquiliza o sistema nervoso e auxilia no tratamento de casos de insônia, ansiedade, nervosismo e dificuldade para dormir.


Reportar erro