Plantas medicinais para dormir bem

Diante da agitação e dos estresses com os quais as pessoas têm convivido atualmente, é…


Diante da agitação e dos estresses com os quais as pessoas têm convivido atualmente, é normal ouvirmos relatos de insônias ou de noites mal dormidas. Muitas pessoas, inclusive, acabam recorrendo aos medicamentos industrializados para combater a insônia e relaxar no intuito de poder dormir melhor. No entanto, existem algumas plantas medicinais que podem ajudar a melhorar a qualidade de seu sono sem envolver produtos químicos, confira!

Plantas medicinais para dormir bem

Foto: Reprodução

Camomila

Na forma de banho aromatizado ou de chá, a camomila possui componentes ativos que possuem efeito terapêutico. Suas propriedades envolvem o efeito relaxante, inclusive na aromaterapia, além de ser eficaz na melhoria da digestão quando esta fica prejudicada devido ao estresse e à ansiedade.

Passiflora

A passiflora é muito saudável, mas nem tão conhecida quanto os outros chás. Esta é a planta do maracujá e possui propriedades relaxantes e analgésicas, garantindo que sejam atenuadas as sensações de estresse e fadiga. Além disso, a passiflora possui ação antidepressiva, podendo ser consumida em uma infusão de suas folhas secas ou frescas, ou ainda de suas raízes.

Alfazema

Com propriedades sedativas, calmantes e indutoras do sono, a alfazema pode ser usada na forma de chá das flores para melhorar a sua qualidade do sono. Além disso, pode ser usada na como essência para aromatizar o ambiente.


Erva de São João

Muito usada para o tratamento da depressão e da ansiedade, a planta age como antidepressivo e sedativo, ajudando ainda a remover o estresse e seus efeitos negativos. Com isso, a erva de São João, quando consumida na forma de chá, pode ajudar a combater o que está causando a insônia ou prejudicando o seu sono.

Lavanda

A lavanda possui uma fragrância muito agradável e suave, mas seu poder vai muito além disso. Esta é uma das mais conhecidas plantas medicinais sedativas, podendo ser usada como relaxante natural em infusões, alimentação e aromaterapia.

Erva cidreira

A erva cidreira é reconhecida em diversos lugares devido às suas propriedades sedativas e tranquilizantes e vem sendo amplamente recomendada para combater as insônias e outros problemas que prejudicam o sono. É eficaz ainda como calmante que pode ser usado em momentos de ansiedade ou nervosismo.

Flor de laranjeira

A flor de laranjeira serve para fazer infusões ou ainda para a extração do óleo aromático que possui propriedades calmantes, facilitadoras do sono e tranquilizantes. Seu poder é essencialmente olfativo. Pode ser usada como aroma para casa, infusão ou até mesmo massagens.


Reportar erro