Pirole: benefícios desta planta para a saúde humana

Composta basicamente por açúcares, arbutrina e glicosídeos, a pirole é potente quanto a presença de ativos adstringentes


Originária da América do Norte, Ásia e Europa, a planta pirole pertence a família das piroláceas e possui como nomenclatura científica pirola rotundifolia L. A mesma possui flores de cor branca e bastante perfumadas. Este vegetal, encontrado tipicamente em terrenos e solos esponjosos, pode alcançar entre 10 e 20 centímetros de altura, sendo dotado de aproximadamente seis a 12 folhas em cada um dos seus ramos. Comumente, as mesmas ficam situadas próximas à base do caule da planta.

A pirole e suas propriedades e benefícios

Composta basicamente por açúcares, arbutrina e glicosídeos, essa planta é potente quanto a presença de ativos adstringentes. Os mesmos atuam na contração dos tecidos dando origem a uma camada de revestimento responsável por agir contra inflamações que acometem a garganta, boca, intestino e órgãos genitais. Este vegetal é conhecido por atuar ainda como hemostático, isso em decorrência do seu potencial adstringente, auxiliando assim na coagulação sanguínea e reduzindo as chances de sangramentos.

Pirole: benefícios desta planta para a saúde humana

Foto: Reprodução/ internet

Eficaz também como agente diurético para o organismo, esse vegetal é capaz de promover o melhoramento da atuação dos rins, intestino e bexiga, o qual colabora com a inibição da retenção de líquidos, este que é um dos principais causadores do inchaço no organismo. O combate a diarreia é outra função importante desempenhada por esta planta.


Utilização da planta

As folhas localizadas próximas à base do vegetal são consideradas as partes mais ricas em princípios ativos, configurando assim as mais importantes de serem consumidas.

Formas de consumo da pirole

Chá da planta Pirole

O chá das folhas de pirole é uma das receitas mais indicadas devido a alta concentração de ativos capazes de fornecer inúmeros benefícios ao organismo humano. Deve-se ferver algumas folhas da planta em uma panela com água e, deixar amornar, coar e tomar até três xícaras por dia.

Fluídos

Comercializado, geralmente, em farmácias de manipulação, o fluído da pirole deve ser tomado de 15 a 20 gotas duas vezes ao dia, preferencialmente antes das refeições.

Há contraindicações e efeitos colaterais?

Até o que se sabe, não. A planta pirole pode ser consumida por qualquer indivíduo. Entretanto, como todo tratamento natural, é importante ingerir dosagens equilibradas e sob orientação médica.


Reportar erro