Picolinato de cromo emagrece?

Por Nayla Georgia

Picolinato de cromo emagrece?

Imagem: Reprodução

Catalogado como o “milagre médico da década de 1990”, o Picolinato de cromo é um suplemento dietético riquíssimo em cromo. Seu uso é eficaz na prevenção de diabetes, na queima de gorduras e também na perda de peso. Esse produto é especialmente indicado para as pessoas que são muito fãs dos doces e não conseguem se livrar deles, pois proporciona o aumento da insulina, logo, diminuindo o desejo por assaltar a geladeira em busca de um docinho. Ainda com o aumento insulínico, o Picolinato de cromo ajuda a melhorar a circulação do sangue e a manter saudáveis os níveis de açúcar no sangue, fornecendo energia, construção muscular e queimando gorduras no corpo. No entanto, vale lembrar que se a finalidade ao consumir esse suplemento é de emagrecimento, deverá combinar a exercícios físicos regulares e também uma reeducação alimentar.

Um breve adeus aos doces e carboidratos utilizando o Picolinato de cromo

Recentes estudos apontaram que o Picolinato de cromo é eficaz na inibição da vontade desenfreada de comer doces. Tal fato acaba ajudando a emagrecer, pois os doces são grandes vilões quando o assunto é perda de peso. O cromo, ingrediente principal desse suplemento, consegue potencializar os efeitos da insulina e isso acaba por diminuir o apetite por alimentos açucarados. Assim, o organismo utiliza da melhor forma possível a insulina e mantém os níveis de glicose no sangue em sincronia com a saúde.

No caso dos carboidratos, que são essenciais para a boa saúde quando em quantidade balanceada e está contido nos doces, o Picolinato é bastante eficaz na inibição da vontade de se alimentar deles. Macarrão, pão, arroz e bolachinhas são ricos em carboidratos, mas acabam por ajudar no ganho de quilos a mais. Ao se alimentar do suplemento de cromo, a fome irá diminuir e, evidentemente, a necessidade de comer mais carboidratos que o necessário não irá aparecer.

Tenha cuidado!

Apesar de parecer bastante útil e inofensivo, o Picolinato de cromo pode apresentar alguns efeitos colaterais, quando consumido de modo incorreto. O excesso desse suplemento pode prejudicar o funcionamento dos rins, dar insônia, dores de cabeça, diarreias e vômitos. Casos mais graves resultam em danos ao fígado, insuficiência renal e forte anemia. Os nutricionistas não recomendam uma ingestão de mais de 200mcg da substância por dia, mas a dosagem vai ser ditada de acordo com o seu caso por um médico especializado no assunto.

Se interessou pelas propriedades do Picolinato de cromo? Procure o seu médico para saber se pode utilizar a substância! Somente ele poderá dizer quanto deverá tomar por dia, em que ocasião e quais outras mudanças alimentares deverá tomar.