Pesquisa revela: trânsito ruim engorda e causa isolamento social

Estudo levantou que as pessoas podem consumir, durante uma semana, até 800 calorias a mais quando ficam presas no trânsito


Uma pesquisa realizada na Inglaterra e no País de Gales, pela Royal Society of Public Health, a RSPH, revelou que perder tempo no trânsito pode fazer você engordar. O estudo levantou que as pessoas podem consumir, durante uma semana, até 800 calorias a mais quando ficam presas no trânsito, seja no transporte público ou no privado.

Entre os entrevistados, 33% contaram que ingerem mais snacks e doces quando estão no trânsito, 29% afirmaram que aumentaram o consumo de comidas fast food, 41% reduziram as atividades físicas e 36% disseram ter desenvolvido alguma alteração no sono por conta das más condições do tráfego.

No Brasil foi realizada uma enquete semelhante à pesquisa europeia. A organização, Emprego Ligado, promoveu um estudo que demostrou que as pessoas que trabalham mais próximo de casa se sentem mais satisfeitas em relação às outras que precisam se deslocar por grandes distâncias para chegar ao emprego. Isso acontece pois sobra mais tempo para realizarem atividades de lazer como, por exemplo, encontrarem-se com os amigos e parentes.

pesquisa-revela-transito-ruim-engorda-e-causa-isolamento-social

Foto: depositphotos

Essa economia de tempo, a longo prazo, pode ser relevante até mesmo na hora de permanecer no emprego, pois cerca e 35% das pessoas abandonam o cargo por motivos de localização.


Jornada mais flexível evita congestionamentos

De acordo com a pesquisa Royal Society of Public Health, a RSPH, é possível tomar algumas atitudes para amenizar os problemas causados no dia a dia pelo trânsito ruim.

A primeira delas é uma resposta que pode ser dada pelos empregadores: a flexibilidade na jornada de trabalho. Se os trabalhadores tiverem horários variados a cumprir, eles poderão alternar os picos de congestionamento com vias mais desafogadas.

Outra ideia é alternar o trabalho home office com o trabalho in loco. Ou seja, o funcionário pode cumprir parte da jornada em casa e o restante pode bater o cartão, como de costume.

Engorde menos

Mas, enquanto a maioria das empresas brasileiras não adota essas iniciativas para amenizar o caos no tráfego, você pode tomar algumas atitudes para aliviar a tensão causada por ele:

– Mantenha barrinhas de cereais no porta-luvas do seu carro ou na sua bolsa;
– Leve sempre consigo uma fruta para matar a fome na hora do rush;
– Alongue-se antes de começar uma jornada longa no trânsito;
– Negocie no seu trabalho horários mais flexíveis;
– Fuja dos horários de pico;
– Se programe para sair com os amigos e parentes em lugares mais próximos uns dos outros;
– Adote a carona amiga. Além de economizar, vocês podem fazer o revezamento do motorista, evitando a sobrecarga de dirigir todos os dias.


Reportar erro