Como incentivar os filhos a comerem frutas e verduras

A introdução alimentar de bebês sempre gera insegurança nos pais, principalmente quando eles crescem e começam a recusar o consumo de frutas e verduras.

Sabendo da importância de uma alimentação saudável para o crescimento físico e cognitivo, fortalecimento de imunidade e prevenção de doenças crônicas, que a cada dia mais vem atingindo as crianças (diabetes, obesidade, hipertensão), separei algumas dicas do que fazer para incentivar os filhos a comerem frutas e verduras, veja:

Frutas e verduras são essenciais na alimentação das crianças (Foto: Freepik)

1- Ser exemplo

Muitos pais querem que seus filhos comem frutas e verduras, entretanto, não têm o hábito de consumi-las. Crianças tendem a ter os familiares como exemplos, então seja o melhor exemplo!

2- Fazer pratos coloridos e chamativos.

Sabemos que o dia a dia é muito corrido, mas crianças tem atração por pratos coloridos, então você pode brincar com as cores dos alimentos e formar desenhos. Uma dica interessante, e que funciona bem, é ralar cenoura ou beterraba no arroz, deixando o mesmo colorido.

3- Incentivar a criança a ajudar na preparação

A participação da criança na preparação da refeição, além de ser um momento de diversão, faz com que ela se envolva com o alimento, fazendo sua aceitação ser mais fácil.

4- Ofertar o alimento de diversas formas

Algumas crianças não gostam do alimento devido ao sabor, textura ou cheiro, então tente ofertar de diversas formas diferentes. Exemplos: banana in natura, banana cortada com leite em pó e chocolate meio amargo, vitamina de banana, mousse de frutas etc.

5- Evitar castigar a criança

Isso acaba dificultando todo o processo, sabemos que as vezes é tudo muito corrido e que perdemos a paciência, mas não castigue o seu filho por ele não gostar de uma fruta ou verdura, esse sentimento pode gerar uma aversão ainda maior por parte da criança.

6- Ensinar brincando, lendo e assistindo

Dessa forma a criança acaba aprendendo de forma rápida como uma alimentação rica em frutas e verduras pode fazer bem à saúde dela. Encontre livros, filmes e desenhos sobre o tema. Você pode acessar o canal do Nutriamigos no YouTube, por exemplo.

7- Aprendendo na escola

O campo escolar é fundamental para a criação dos hábitos que serão levados para o resto da vida, e ter o apoio da escola nessa fase será de grande ajuda. Converse com diretores e professores, eles podem criar projetos de alimentação saudável como: dia da fruta, horta na escola etc.

8- Atenção na hora da refeição

Muitas crianças as vezes se alimentam assistindo desenhos, acabam deixando de comer e dando toda atenção ao programa que estão assistindo. Assim, se faz necessário as refeições na mesa, com total atenção da criança sob a alimentação.

9- Fazer uma horta em casa

Além de ter alimentos orgânicos, fazendo uma horta ecológica você incentiva o seu filho a cuidar da natureza, estimulando a criança a consumir o alimento que foi produzido na própria horta.

10- Procurar uma nutricionista

Ela pode te ajudar a tirar algumas dúvidas acerca da alimentação para a idade do seu filho, conversando com a criança e tentando diversas maneiras de conseguir que seu filho tenha uma alimentação mais saudável, levando em consideração a sua individualidade.

Sobre o autor

Nutricionista formada pela Universidade do Vale do Ipojuca (Unifavip DeVry). Especialista em Oncologia e Cuidados Paliativos (ASCES UNITA) e em Nutrição Clínica (Unifavip DeVry). Professora de pós graduação em Oncologia e Cuidados Paliativos na UNIFIP (Campina Grande e João Pessoa). Registro profissional: *CRN 20508