Pau Pereira – Uma das plantas medicinais mais importantes do Brasil

Da família das apocináceas, o Pau Pereira é uma árvore brasileira encontrada na Bahia, em…


Pau Pereira

Imagem: Reprodução

Da família das apocináceas, o Pau Pereira é uma árvore brasileira encontrada na Bahia, em Minas Gerais, Rio de Janeiro e no Espírito Santo. Dependendo da região onde ocorra, essa árvore tem diferentes nomes, como tinguaba e chapéu-de-sol, por exemplo. Essa árvore é mais encontrada em parques ornamentais e praças, pois é notável por sua beleza e ampla copa, além de que seus pelos verdes-claros em sua abundante folhagem são muito belos, principalmente quando acompanhados de flores roxas nos meses de Maio e Junho. Sua madeira é bonita, resistente e durável, servindo muitas vezes como matéria prima para utensílios.

Os benefícios do Pau Pereira para a saúde

A casca dessa árvore não é apenas conhecida por ser bonita, mas também por ser considerada uma das dez plantas medicinais brasileiras mais importantes. A medicina popular a usa para tratar casos de:

Ainda é possível usar a madeira dessa árvore para a construção e fabricação de cabos de ferramentas. Antigamente, no Rio de Janeiro, era comum o uso da madeira do Pau Pereira na confecção de garrafas de cachaça. Os boêmios da cidade, que frequentavam bastante os botequins, acreditavam que as propriedades da bebida em contato com a casca do Pau Pereira ficavam ainda mais revigorantes e estimulantes do apetite sexual.


Chá de Pau Pereira

O chá de Pau Pereira é um ótimo tônico e remédio poderoso para abaixar febres intermitentes, melhorar dores de estomago, tonturas digestões difíceis e constipação, assim como citado acima.

Modo de preparoColoque duas colheres de sopa das cascas para cada litro de água. Deixe que cozinhe por cerca de 10 minutos a partir do momento em que a ebulição começar. Após esse tempo, desligue o fogo e deixe em infusão por mais 10 minutos. Coe-a e estará pronta para uso.

Como tomarCom o chá já pronto, tome de duas a três xícaras ao dia.

Atenção!

Apesar de ser conhecido popularmente como um remédio natural, é sempre importante consultar-se com um médico antes de resolver tomar o chá para resolver a sua patologia. Visite um profissional antes para saber se não possui alguma predisposição a alergias a qualquer um dos componentes contidos no chá. Lembre-se: é melhor prevenir sempre do que remediar depois.


Reportar erro