Pau ferro – Quais os benefícios dessa planta?

Por Nayla Georgia

Pau ferro

Imagem: Reprodução

De origem brasileira o Pau ferro é uma planta medicinal que recentemente ganhou grande status ao ser comprovada como a grande inimiga das úlceras gástricas. Também chamada de Jucá, essa planta é abundante nos estados brasileiros de Minas Gerais, São Paulo, Ceará e Alagoas, contudo não somente nesses dois estados é possível encontrar o Pau ferro no nordeste. A casca da planta é utilizada na receita de um xarope usado no combate da asma e da bronquite. Usar as folhas em infusão é útil para tratar de inflamações hepáticas e também da tuberculose, ainda existe outro tipo de infusão que leva raspas da casca da árvore com as folhas da mangueira, esta promete afastar a gripe. Parece ótima, certo? Contudo todos esses benefícios são meros conhecimentos populares, já que carecem de comprovações científicas.

O Pau ferro e as úlceras gástricas

Por conhecimento popular, o caule do Pau ferro era bastante usado nos tratamentos contra as úlceras, entretanto nos últimos anos vem sendo estudadas as folhas da planta, que prometem ter o dobro de eficiência. Esse fato não deve descartar por completo os benefícios do caule, pois ele sozinho já foi bastante eficaz no tratamento do problema. Ainda estão sendo realizados estudos para descobrir o composto ou o grupo de substâncias que são responsáveis pelos benefícios da planta, assim como as análises do Pau ferro para saber se ele tem algum efeito tóxico.

Aproveite os benefícios da planta para tratar de:

Onde comprar?

É possível encontrar o Pau ferro para vender em alguns endereços online, como no link a seguir:

- http://www.chaecia.com.br/loja/produto-111058-1303-pau_ferro__caesalpinia_ferrea__martins_100_grm

Receita – Chá das folhas do Pau ferro

Ingredientes:

- Folhas trituradas do Pau ferro
- 1 litro de água

Modo de preparo:

Coloque duas colheres de sopa em um litro de água e leve ao fogo, deixando cozinhar por cerca de dez minutos, começando a partir do momento que levantar fervura. Após esse tempo, retire do fogo e deixe em repouso por mais dez minutos, num recipiente tampado. Coe a infusão e ela está pronta para uso. Beba 2 ou 3 xícaras do chá de Pau ferro ao dia.