Acabe com o estresse com o chá da flor do maracujá

O maracujá é uma das frutas mais consumidas no Brasil. A justificativa está relacionada ao…


O maracujá é uma das frutas mais consumidas no Brasil. A justificativa está relacionada ao sabor azedo, que fica ótimo em sucos refrescantes ou em doces para quebrar o sabor enjoativo. Mas se engana quem pensa que suas qualidades se restringem a culinária! A fruta, que é pouquíssimo calórica, também carrega antioxidantes, vitaminas A, do complexo B e C, cálcio, fósforo, sódio, potássio e muita fibra solúvel.

Acabe com o estresse com o chá da flor do maracujá

Imagem: Reprodução

É interessante ressaltar que, embora conhecido como calmante natural, não é o fruto que carrega as substâncias que agem efetivamente no sistema nervoso central. A parte responsável pela diminuição do estresse e pelo tratamento da insônia é a flor do maracujá, conhecida como passiflora.

Benefícios da passiflora

Rica em flavonoides, alcaloides e saparinas, a passiflora é capaz de agir no sistema nervoso central rearranjando os neurotransmissores, ação que é capaz de relaxar tensões musculares, diminuir a pressão arterial e melhorar a respiração. Além disso, suas substâncias também controlam a produção de serotonina, hormônio responsável pela sensação de bem estar.

Portanto, é possível afirmar que a passiflora age como calmante natural e sedativo leve, controla a ansiedade, trata distúrbios do sono, como a insônia, causados pelo estresse, melhora distúrbios gastrointestinais gerados pelo nervosismo, controla a hiperatividade infantil, diminui a irritabilidade, o nervoso e estresse e ameniza os sintomas da depressão.

Calmante natural

Estudos feitos com a passiflora provaram que suas substâncias são capazes de provocar efeitos sedativos, mas sem alterar a atividade elétrica do sistema nervoso central. Ou seja, embora aja como calmante, a passiflora não altera a lucidez e nem causa dependência.

Efeitos colaterais

Exatamente por atuar como um calmante natural, a passiflora pode causar distúrbios visuais e sonolência.


Contraindicação

Os compostos a base de passiflora podem ser ministrados sob orientação médica a gestantes, crianças e idosos. Porém, indivíduos que tenham a pressão arterial baixa ou que façam uso de medicamentos calmantes e sedativos devem evitar o uso da flor de maracujá já que ela pode diminuir os ritmos cardíacos e intensificar os efeitos dos remédios.

Como encontrar

O substrato da planta do maracujá pode ser encontrado em cápsulas, comprimidos ou em xarope em farmácias. Porém, lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação disponibilizam o produto seco ou in natura.

As cápsulas e os comprimidos devem ser tomados de acordo com a orientação médica. Já os chás podem ser preparados e ingeridos no final do dia, horas antes de dormir.

Chá de passiflora

Para ter uma noite de sono mais tranquila, relaxar e descansar de fato o corpo prepare o chá de flor de maracujá.

Em uma panela, ferva 200 ml de água. Desligue o fogo, acrescente três colheres de chá de folhas secas de maracujá e abafe por dez minutos. Tome duas horas antes de dormir.

Para intensificar as ações do chá de passiflora, tome um banho quente e relaxante após a ingestão do calmante natural.


Reportar erro