Para que serve a noz-de-cola?

Você sabe o que é noz-de-cola? É o fruto de plantas pertencentes ao gênero Cola,…


Noz-de-cola, um poderoso estimulante

Um poderoso estimulante que ajuda contra a depressão e melancolia! | Imagem: Reprodução

Você sabe o que é noz-de-cola?

É o fruto de plantas pertencentes ao gênero Cola, do grupo de diversas espécies de Malvales. As variedades mais comuns desses frutos são obtidos de árvores do oeste da Indonésia ou África, como a cola nitida, cola acuminata ou cola vera. São ao todo 125 espécies. A noz-de-cola costuma nascer espontaneamente nas regiões quentes e úmidas da África Central e ocidental.

A noz de cola também recebe outros nomes, como: café-do-sudão, cola, mukezu, oribi, orobó, obi, orobô e abajá. Suas sementes tem gosto amargo e grande efeito estimulante, sendo usada comumente em culturas africanas, individualmente, em grupos, até mesmo em rituais e sendo oferecida a visitantes.

Um poderoso estimulante!

Estimule sua líbido consumindo a noz-de-cola

Estimule sua líbido consumindo este fruto | Imagem: Reprodução


Devido à grande quantidade de cafeína, tem ação estimulante e regulariza a circulação sanguínea. Também tem efeito tônico revigorante, estimulando o sistema nervoso e os músculos, além de ser poderoso estimulante sexual e mental, agindo em casos de depressão e melancolia! É antidiarréica, pode ser usada em casos de anemia, enxaquecas, problemas de estômago, convalescença de doenças graves e especialmente nos problemas de coração.

Café, chocolate, refrigerante de cola…

Como contém grande quantidade de cafeína e teobromina, as sementes são utilizadas por muitas pessoas como substitutos do café e do cacau. Antigamente, a noz-de-cola era utilizada para a fabricação de refrigerantes de cola, sendo depois substituída por aromatizantes artificiais para reduzir custos da produção. Ainda há algumas exceções que continuam sendo produzidas com as sementes, como Red Cola, Harboe Original Taste Cola e Cricket Cola (produzida com noz-de-cola e chá verde).

O uso das amêndoas da noz-de-cola difundiu-se na região norte da América Latina porque os escravos negros mascavam cola para conseguirem suportar os trabalhos forçados, sendo levadas a outros países com objetivos agroindustriais.

Como tomar

A noz-de-cola é vendida em pó e pode ser acrescentada ao café, chocolate quente ou chá, sendo a dosagem recomendada, uma colher de chá desse pó, mas, se for o caso de necessitar de muita energia, a indicação é de apenas duas colheres de chá para obter um grande efeito estimulante!


Reportar erro