Para período junino, prepare em casa pipoca nutritiva de dar ‘água na boca’

Esqueça o mito de que pipoca só faz mal e engorda. Conheça quais são os benefícios do alimento e receitas de como mantê-la saudável e nutritiva


Esqueça o mito de que pipoca só faz mal e engorda. Tudo depende da forma como ela é preparada. Se feita do jeito certo, ela pode até mesmo prevenir algumas doenças. Conheça quais são os benefícios da pipoca e como mantê-la saudável e nutritiva.

A pipoca possui nutrientes que que são antioxidantes e fibras, que ajudam no retardo do envelhecimento da pele, previne doenças no intestino e que mesmo quando estouradas em alta temperatura seus nutrientes são mantidos.

O polifenóis são substâncias que estão presentes em alimentos como frutas, legumes e, adivinha só? Na pipoca também. Suas propriedades medicinais são indicadas para diminuir o colesterol ruim (LDL), tratar doenças cardíacas e até mesmo para prevenir doenças como o câncer.

Mas para começar uma vida de pipoqueiro(a) saudável, abandone as de micro-ondas. Elas possuem um excesso de sódio e conservantes e são uma verdadeira bomba calórica. A melhor opção é a pipoca de panela. Mas muitos dos nutrientes do alimento só serão absolvidos pelo corpo dependendo de como foi feito o preparo.

Aprenda a fazer uma pipoca de saudável na panela

Ingredientes

Milho de pipoca
Óleo de canola, girassol ou azeite de oliva
Sal

Modo de preparo

Coloque quatro ou cinco gotinhas do óleo na panela e deixe esquentar por alguns segundos. Com o óleo já aquecido, coloque o milho de pipoca na panela, tampe e espere os estouros. Depois de o milho parar de estourar, desligue o fogo e ponha a pipoca em um recipiente. A quantidade de sal fica a gosto, mas lembre-se de que o cloreto de sódio não deve ser consumido em exagero. Use pouco sal e seu organismo agradece.

*A manteiga e a margarina não são indicadas para o preparo da pipoca, isso porque saturam mais rápido que o óleo, se transformando na gordura trans, que faz muito mal para a saúde.

Para período junino, prepare em casa pipoca nutritiva de dar 'água na boca

Foto: Depositphotos


É o fim da pipoca doce?

Se você é daqueles que prefere a pipoca doce, não precisa se preocupar. Há maneiras de fazer uma pipoca nutritiva e que nada salgada.

Como fazer pipoca doce na panela

Ingredientes

Meia xícara de milho para pipoca orgânica
2 colheres (de sopa) de açúcar mascavo
1 colher (de sopa) de óleo de coco

Modo de preparo

O modo de fazer é o mesmo da pipoca salgada de panela. Coloque todos os ingredientes na panela tampada e em fogo médio. Mexa até que a pipoca estoure por completo.

Pipoca sem óleo no micro-ondas

A pipoca de micro-ondas que não é nada saudável, citada no começo do texto, é aquela que vende-se no comércio. Essa você já pode esquecer completamente. Mas há maneiras de se fazer uma pipoca no micro-ondas e mantê-la saudável.

Ingredientes

5 colheres (de sopa) de milho para pipoca
5 colheres (de sopa) de água
1 colher (de café) de sal

Modo de preparo

Coloque os grãos em um recipiente de vidro e adicione a água e o sal. Mexa para deixar os grãos em contato com a água. Cubra com papel filme e com um palito de dente faça alguns furos nele. Leve ao micro-ondas com o tempo de aproximadamente 5 minutos*.

*O tempo usado no micro-ondas varia do nível de potência de cada forno.


Reportar erro