Para o inverno: Conheça o chá capaz de esquentar mãos e pés

A bebida também é uma ótima forma de prevenir gripes e resfriados, tão comuns na época de baixas temperaturas. Vale a pena conferir!


Quando as baixas temperaturas começarem a causar situações desagradáveis no corpo, como esfriar mãos e pés, é sinal que chegou a hora de encontrar alguma forma para aquecê-los. Em alguns casos, dependo da temperatura, nem a meia quentinha de lã, muito menos as luvas, dão conta. Então, a saída é recorrer a um remédio caseiro para sanar o problema.

Inspirado na cultura indiana, a dica é preparar um “chai” – ou um chá para quem preferir – à base de alguns elementos naturais de fácil acesso. Além do mais, a bebida é uma ótima forma de prevenir gripes e resfriados, tão comuns na época de baixas temperaturas. A bebida é feita com base nas especiarias indianas. Antes de conhecer a receita, fique por dentro dos benefícios de alguns ingredientes da bebida.

Benefícios naturais

Gengibre

O gengibre é uma raiz nativa da Ásia, com vasto uso na medicina e culinária. A raiz é composta por vitamina B6, potássio, magnésio e cobre. Na medicina, ela assume múltiplos benefícios terapêuticos, entre eles: tem ação bactericida, é desintoxicante e melhora o desempenho do sistema digestivo, respiratório e circulatório. Ele também ajuda na prevenção de doenças como o câncer cólon-retal e úlceras no estômago. O gengibre também é um reconhecido alimento termogênico, capaz de acelerar o metabolismo e favorecer a queima de gordura corporal.

Canela em pau

A canela é encontrada com mais facilidade na Ásia do Sul e a região de Oriente Médio. Ela tem atividade antioxidante, antibacteriana e anti-fungo. Além disso é tem uma alta concentração de manganês, fibra, ferro, e cálcio. Entre os benefícios que ela pode trazer para a saúde está a redução dos níveis de açúcar do sangue, colesterol e dor das artrites. A canela também ajuda na digestão, trata diarreia, resfriado, dores de molares, má respiração, cura dores de cabeça e enxaqueca, faz bem para a memória de impulso e função cognoscitiva.


Para o inverno: Conheça o chá capaz de esquentar mãos e pés

Foto: Depositphotos

“Chai” para aquecer mãos e pés

Depois de saber um pouco sobre a composição e benefícios de dois dos principais ingredientes da bebida, chegou a hora de conhecer a receita da bebida:

“Chai”

Ingredientes

1 xícara (de chá) de água filtrada
1 xícara (de chá) de leite integral
3 fatias de gengibre fresco
1 colher (de chá) de canela em pau
1 colher (de chá) de cravo-da-índia
1 colher (de chá) de cardamomo
1 colher (de chá) de aniz-estrelado
1 saquinho de chá preto
Mel a gosto

Modo de preparar

Com a ajuda de uma panela, leve ao fogo para ferver a água, juntamente com todas as especiarias. Assim que levantar fervura, deixe por mais três minutos. Junte o saquinho de chá e deixe ferver por 30 segundos. Logo na sequência, com o fogo ainda ligado, acrescente o leite e deixe ferver por mais três minutos. Apague o fogo e tampe a panela, deixando em infusão por cinco minutos. Coe e adoce com um pouco de mel. O rendimento da receita são duas xícaras.


Reportar erro