Ovo fresco ou velho? Aprenda como identificar isso

O ovo pode trazer diversos efeitos benéficos ao corpo, mas que só funcionam quando o alimento ainda está fresco e dentro da validade. Confira!


O ovo já ficou conhecido como vilão na alimentação, pois ele consegue alterar algumas taxas do organismo como o colesterol. Isto porque, o ovo possui na gema 213 mg desta substância, sendo que o limite ao dia é de 300 mg.

Assim, só um alimento deste é capaz de suprir quase que completo a quantidade ideal de colesterol do dia.

Mesmo com este cuidado é interessante ter o ovo sempre que possível à mesa. Os benefícios deste alimento fazem dele um bom aliado à saúde.

Além das riquezas nutricionais, como proteína, ferro, potássio, vitamina do complexo de B etc., o ovo também possui outras substâncias em sua composição capazes de conferir ótimos efeitos benéficos ao corpo, mas que só realizam suas funções quando o alimento ainda está fresco e dentro da validade.

ovo-fresco-ou-velho-aprenda-como-identificar-isso

Foto: depositphotos


Por esta razão, é importante saber como comprá-lo, observando aspectos externos e escolhendo a melhor opção.

Como saber se o ovo está fresco?

Antes de mais nada é imprescindível observar a data de validade do produto, ela já vai ser a porta de entrada da avaliação do consumidor. Se a bandeja estiver vencida, já descarte a opção. Caso contrário, passe para o próximo passo que é reconhecer as características da embalagem.

Mesmo se a data estiver dentro do prazo de validade, é importante atentar para as condições da bandeja, se está muito desgastada ou intocada. Levando em consideração o estado, é possível saber se o produto já estava há muito tempo na prateleira ou se é recente, das duas opções busque sempre este último.

A próxima etapa, no entanto, é saber das condições físicas do ovo. Por exemplo, se um ou mais ovos estiverem rachados, isto significa dizer que suas propriedades já foram perdidas. É necessário buscar uma bandeja com produtos inteiros e sem rachaduras. Mas, existe uma técnica ainda mais certeira na escolha dos olhos frescos e ela parte do exame da casca.

Se o ovo estiver com uma casca crespa e opaca, isto significa dizer que ele está próprio para o consumo, pois o produto encontra-se fresco. Porém, se a casca for lisa e brilhante, saiba que estas são características de um ovo envelhecido e pobre de propriedades e efeitos benéficos, além de ser menos saboroso que o fresco.


Reportar erro