Otimize seu tempo ao lavar a louça seguindo esse passo a passo

Na prática, a lavagem da louça não dura muito tempo, ainda mais se você já estiver com tudo organizado e com todos os utensílios a mão


Lavar a louça é uma tarefa que muita gente ver com certa repulsa. Porém, deixar com que elas acumulem na pia resulta em uma série de contratempos, desde a falta de louças, passando pela sujeira e mau cheiro que pode ficar na cozinha. Para resolver o problema de forma rápida e fácil, preste atenção em algumas dicas:

Na prática, a lavagem da louça não dura muito tempo, ainda mais se você já estiver com tudo organizado e com todos os utensílios à mão. As orientações são passadas pela escritora Anna Shepard, no livro “Limpe e Arrume a sua Casa”, publicado pela editora Publifolha.

Lavando toda a louça

Para agilizar a lavagem dos pratos e a higienização da pia, você vai precisar de detergente, esponja, escova de cozinha e esponja não abrasiva. O primeiro passo é remover o máximo do resto dos alimentos que ficou na louça. Para isso, você pode usar papel-toalha.

Otimize seu tempo ao lavar a louça seguindo esse passo a passo

Foto: depositphotos

Na intenção que tudo flua dentro da mais perfeita organização, é recomendado que você arrume toda a louça na pia, facilitando, assim, a lavagem. Para isso, retire tudo de dentro da pia, separando cada objeto. Se entre a louça tiver panelas sujas, coloque água quente. Isso vai ajudar soltar a gordura e sujeira com mais facilidade.


Feito isso, coloque um pouco de detergente na esponja e comece a passar em toda a louça. Abra a torneira e enxague os pratos em água corrente, depositando-os no escorredor de pratos na sequência. Para secá-los, use um pano ou deixe secar naturalmente. Depois é só guardar.

Se preferir, você pode encher a pia com água quente e adicionar um pouco de detergente. Você pode passar a louça nessa primeira água, enxaguando em outra água limpa.

Outras dicas

Caso você não vá lavar a louça imediatamente após usá-las, o recomendado é passar uma água na louça. Isso vai ajudar a não deixar a sujeira endurecer.

Pensando no meio ambiente e em futuros transtornos, não jogue óleo na pia. Isso pode entupi-la. Coloque em uma garrafa pet e leve aos postos de reciclagem. Para remover resíduos de proteína com mais facilidade – ovo, leite e mingau – deixe a louça imersa em água fria.


Informar erro