Os vários benefícios do pepino

Conhecido por seu sabor suave e aguado, o pepino é muito apreciado no preparo de…


Conhecido por seu sabor suave e aguado, o pepino é muito apreciado no preparo de saladas. Pertencente à família das cucurbitáceas, este é considerado um legume de verão, uma vez que causa sensação de frescor quando consumido nessa época do ano. Os pepinos podem, no entanto, ser encontrados em todas as épocas do ano nos mercados, e devem ser inseridos na alimentação para aproveitamento de seus benefícios.

A planta que dá origem ao pepino é uma trepadeira e rastejante anual que apresenta folhas grandes e esverdeadas com aspereza ao toque. Suas flores, monóicas, são amarelas, e a planta prefere climas entre ameno e quente para crescer forte e saudável. Existem, no entanto, muitas variedades de pepino que podem ser consumidas em saladas ou ainda em pratos quentes.

Os vários benefícios do pepino

Foto: Reprodução

Benefícios

O pepino possui um nível elevado de água, e isso faz com que a quantidade de calorias do alimento seja muito baixa. Esse apresenta muitos nutrientes benéficos para a saúde, podendo ajudar no tratamento de doenças quando inserido na alimentação.

Rico em fibras, o legume ajuda a regular o funcionamento do intestino, além de ajudar no emagrecimento. Com vitamina C, provitamina A, vitamina E, vitamina K, vitamina B, e muitos minerais, os pepinos ajudam a hidratar, pois 97% de seu peso corresponde à água. Isso faz com que seja um excelente diurético, tendo seu consumo indicado para eliminar excesso de líquidos e de gordura no organismo.


Pode ser indicado para tratamento de altos níveis de ácido úrico, para quem sofre com a hipertensão ou ainda com a retenção de líquidos. Quando mastigado corretamente – pois caso contrário pode ser bastante indigesto –, ajuda a reparar a mucosa intestinal, ajudando a proteger o estômago.

Com nível glicêmico insignificante, o pepino atua na produção das células responsáveis pela síntese de insulina no corpo, as células beta. O fitonutriente conhecido como cucurbitáceas, é um excelente combatente das células cancerígenas, restringindo os seus metabolismos.

Pode ajudar ainda a reduzir as artrites e dores reumáticas, pois é rico em sílico – relacionada ao reforço dos tecidos conjuntivos.

Como consumir?

Mantendo o pepino sob refrigeração, ele estará pronto para ser consumido em um período mais extenso. Em outros ambientes, tendem a estragar. Lave bem o alimento antes de consumir, pois isso poderá impedir o contágio por parasitas que são responsáveis pelas doenças que vimos.

O pepino vem sendo usado também na indústria dos cosméticos como ingrediente chave condicionador e hidratante natural. Você pode fazer um purê para aplicar à pele e mantê-la hidratada e sempre saudável.


Reportar erro