Os ‘super poderes’ do óleo de gerânio

Essa substância é responsável por equilibrar as emoções, cuidar da pele e tratar da saúde bucal. Confira


Pelargonium graveolens é o nome científico dado ao gerânio, uma planta medicinal que dá origem a um óleo essencial responsável por equilibrar as emoções, cuidar da pele e tratar da saúde bucal. Suas propriedades podem ser aproveitadas em formas de banhos, aromas, compressas, gargarejos e massagens. Mas, antes de entender como essa substância funciona para o bem do organismo humano, é preciso compreender como os óleos essenciais agem no corpo.

A ação do óleo no corpo

As culturas passadas, como na antiga literatura védica da Índia, sempre acreditaram nos poderes dos óleos essenciais para a recuperação e o equilíbrio da saúde física, mental, emocional e energética. Essas substâncias são totalmente naturais, voláteis e bastante concentradas, desta forma entram no organismo humano através do sistema respiratório (aromas e inalações) e da pele (banho, massagem, compressa, escalda pés).

É também por meio dos óleos essenciais, das suas riquezas de componentes químicos e das diversas propriedades terapêuticas que o sistema imunológico é beneficiado, evitando o surgimento de novas doenças e atenuando as que já afetam a saúde humana.

Os 'super poderes' do óleo de gerânio

Foto: Pixabay


Os benefícios do óleo de gerânio

A essência extraída da planta gerânio é usada como um repelente natural de insetos e é muito bem empregado na indústria de cosméticos. Ainda se tratando da saúde da pele, o óleo de gerânio atua como um agente de controle da produção de oleosidade na região cutânea, sendo um queridinho para quem tem a pele oleosa, pois diminui o surgimento de cravos, espinhas e outras impurezas.

Suas propriedades antisséptica e bactericida realizam um efeito suavizador nas gargantas inflamadas, além de ajudar a curar os germes bucais, que tanto provocam o indesejável mal hálito, quanto destrói placas bacterianas formadas nas paredes da boca e nos esmaltes dos dentes. O sistema linfático também é beneficiado pela ação quase milagrosa desse poderoso óleo. Por funcionar como um diurético, possui um efeito estimulante que consegue ajudar o organismo a eliminar os fluidos e limpar as impurezas.

Além de todos esses benefícios, o óleo de gerânio também é um perfeito aliado das mulheres, pois atua no controle da tensão pré-menstrual (TPM) e o cansaço nervoso. Trabalha ainda na área emocional, promovendo a harmonia e o equilíbrio das emoções, de forma que elimina as sensações de mal-estar, ansiedade, pensamentos negativos e a depressão.

Como usar o óleo?

  • Aroma: Coloque um pouco de água em aromatizadores elétricos e adicione uma gota para cada três metros cúbicos. O aroma exalado irá lhe proporcionar um relaxamento profundo;
  • Banho, inalação e massagem: Dentro de uma banheira cheia, pingue até no máximo seis gotas de óleo essencial de gerânio diluído em óleo vegetal, leite ou álcool. Além do cheiro emitido provocar um descanso, a pele também é beneficiada com a ação relaxante dessa receita. Se por acaso não possui banheira, você pode usar até cinco gotas do óleo nos cantos do box do chuveiro e inalar durante o banho, além de aplicar três ou uma colher de sopa da substância pelo corpo e distribuí-la fazendo uma automassagem;
  • Compressas: Você pode usar esses cataplasmas com água fria ou quente. Use de duas a três gotas em compressas úmidas, para alcançar o efeito desejado;
  • Escalda pés: Misture seis gotas do óleo essencial, uma colher de chá do álcool de cereais. Depois, adicione quatro litros de água quente no inverno e água fresca no verão, e deixe os seus pés submersos por alguns minutos;
  • Gargarejo: Faça uma mistura em um copo com uma colher de mel e três gotas de óleo essencial. Em seguida, complete o recipiente com água e faça os gargarejos sem engolir o líquido.

Reportar erro