Os poderes da planta medicinal Fel da Terra

O Fel da Terra é uma planta herbácea anual (apesar de em alguns anos ser…


Os poderes da planta medicinal Fel da Terra

Imagem: Reprodução

O Fel da Terra é uma planta herbácea anual (apesar de em alguns anos ser considerada bienal) de toda a Europa (com exceção da Islândia), conhecida por ser uma planta medicinal. É colhida geralmente na primavera e apesar de ser nativa da Europa, cresce bem em terrenos abertos pantanosos e também em áreas mais secas, como as dunas. Possui um caule duro e reto e é ramificada apenas na parte superior. Seu tamanho varia de 20 a 30 cm de altura, já que é uma planta de pequeno porte. Cada ramificação termina numa espécie de cimeira e as suas flores são vermelhas ou de um tom rosa bem claro. Seu fruto é uma cápsula alongada. É uma erva caracterizada por ser muito amarga, seca e por possuir efeito digestivo, já que estimula o suco gástrico (pois contém glicosídeos amargos como a genciopicrina e eritrocentaurina, que estimulam o fígado e a vesícula biliar, aumentando o fluxo biliar, melhorando assim, o apetite e a digestão de quem a consome). Também é conhecida pelos nomes: erva-da-febre, planta-de-febre, erva-febrífuga e quebra-febre. Todas as suas partes são utilizadas.


Propriedades do Fel da Terra

  • Cicatrizante.
  • Calmante.
  • Vermífugo.
  • Estimulante de suco gástrico.
  • Antipirético.
  • Anti-inflamatório.

Indicações e contraindicações

  • Indicações:  Diabetes, febre, doenças do fígado,  doenças nervosas, dor de barriga, tosse, dispepsias, hepatite, síndrome pós viral, icterícia, cólica, vermes, cansaço, stress ou anorexia.
  • Contraindicações: Em caso de gastrite, úlceras gastrintestinais, acidose devido à ação de estimulante do suco gástrico e pacientes com distúrbios da coagulação sanguínea.
  • Gestantes: Não existem relatos de contraindicações em mulheres nesta condição ou na amamentação, mas o uso sem a orientação médica deve ser evitado!

Como usar o Fel da Terra

O Fel da Terra pode ser usado em licores de ervas, vinhos e chás. No caso do chá, ele deverá ser consumido 3 vezes ao dia e sempre antes das refeições. O chá de Fel de Terra deve ser feito das seguintes maneiras: colocar uma colher das folhas em uma chávena de água fria e deixar que descanse por 8 horas, mexendo de vez em quando. Antes de beber, é preciso que seja aquecido. Ou coloque duas colheres de sopa de erva para um litro de água e quando ela alcançar a fervura, desligue. Tampe para abafar a solução por pelo menos 10 minutos, depois é só coar e beber.


Reportar erro