Os melhores extratos naturais para depressão, pânico, ansiedade e estresse

Os extratos fluidos são concentrados poderosos que reúnem os princípios ativos das drogas vegetais


Na natureza encontramos todas as substâncias necessárias para nos curarmos de muitas doenças. Depressão, pânico, medo, ansiedade e estresse são patologias modernas que exigem orientação médica e psicológica. Entretanto, é possível aliarmos o tratamento convencional ao conhecimento secular da fitoterapia.

Reunimos neste artigo os melhores extratos fluidos para combater esses males. Eles são concentrados poderosos que reúnem os princípios ativos das drogas vegetais. Depois de conhecermos a funcionalidade de cada um, disponibilizamos a posologia ensinada pelo fitoterapeuta naturopata, André Resende.

1. Extrato fluido de hipérico

Conhecida também como a Erva de São João, a hipericina tem propriedade calmante, que ajuda pessoas com depressão e ansiedade. A planta é mais famosa na Europa, principalmente na Alemanha, onde é o antidepressivo prescrito em 25% dos diagnósticos.

Os melhores extratos naturais para depressão, pânico, ansiedade e estresse

Foto: depositphotos

Ela também trata melancolia, distúrbios do sono, dores de cabeça e musculares, sintomas geralmente associados a problemas depressivos. A vantagem de usar o extrato fluido de hipérico é que, por ser natural, ele não provoca dependência e nem se potencializa sob efeito do álcool.

2. Extrato fluido de tília

A tília pode ser usada no combate à insônia, ansiedade e nervosismo. Mas, também tem atuação sobre resfriados, tosse, hipertensão, indigestão e problemas gastrointestinais. O extrato fluido de tília é rico em flavonoides, vitamina C e magnésio, além de outras substâncias importantes.


3. Extrato fluido de marapuama

A marapuama é uma espécie de árvore cujo lenho, casca e raiz podem ser utilizados em casos de esgotamento físico e mental. Ela também possui propriedades que atuam no emagrecimento, na queda de cabelos e é considerada afrodisíaca.

4. Extrato fluido de maçã

A maçã é uma fruta que traz inúmeros benefícios à nossa saúde. O extrato fluído dela é uma concentração extra de energia para o seu dia a dia. Além disso, ela ajuda no combate ao reumatismo, intestino preso, diabetes e atua no sistema nervoso central agindo como calmante natural.

5. Extrato fluido de alecrim

O extrato de alecrim é obtido por meio de árvores cujas folhas parecem uma agulha. Elas também são usadas na culinária, mas sua maior riqueza está nos valores terapêuticos que a mesma apresenta. Um deles é a presença de enzimas que eliminam toxinas do corpo, isso previne o envelhecimento precoce, melhora a memória, diminui o colesterol ruim, melhora os rins e previne o câncer. Além disso, atua como calmante natural para aliar os sintomas da ansiedade, medo e pânico.

6. Extrato fluido de camomila

Com efeito calmante e relaxante, o extrato fluido de camomila atua diretamente no sistema nervoso. A camomila é rica em antioxidantes, anti-inflamatórios e antibacterianos. Sua maior vantagem é que ele pode ser utilizado para o tratamento de pessoas que sofrem com depressão, pânico, medo, ansiedade e estresse sem possuir as contraindicações dos medicamente sintéticos.

Modo de fazer

Segundo o fitoterapeuta naturopata André Resende, os extratos fluídos devem ser consumidos em quantidades pequenas, pois eles são um concentrado das plantas citadas acima. Segue a receita para uma dose:

– 1 colher de sobremesa do extrato fluído (escolha um de acordo com seu problema de saúde)
– 1 xícara de chá de hortelã com erva doce
– Misture o extrato ao chá e tome essa receita três vezes ao dia.


Reportar erro