Os chás proibidos para mulheres que estão amamentando

Chás com cafeína devem ser evitados pelas mamães durante a amamentação, tendo em vista que esta substância pode deixar a criança irritada e com insônia


A amamentação é uma das fases mais bonitas que uma mãe pode passar, isso porque o bebê é totalmente dependente da mulher pois ela guarda o único alimento capaz de saciar a fome da criança e também o mais nutritivo: o leite materno. Além disso, o momento de amamentar é especial para as mamães, pois ele é responsável de criar um elo a mais na maternidade.

Se para a nova mamãe este momento é de emoção e amor, para o bebê a amamentação é mais que isso, é uma necessidade. Pois é neste momento que a criança consegue reunir todos os nutrientes que precisa para crescer forte, desenvolver as funções do cérebro, estimular as defesas do organismo e reduzir as chances de se tornar obeso no futuro. Por estas razões, é aconselhável alimentar a criança só com o leite materno durante os seis meses de vida, depois acrescentar outros alimentos saudáveis, mas se possível continuar a amamentação até os 2 anos.

Contudo, para que o bebê desenvolva todas as funções no corpo é preciso que o leite materno seja rico em nutrientes e isto só é possível se a mãe tiver uma alimentação saudável, tendo em vista que todos os itens consumidos pela mulher vai parar na própria corrente sanguínea e, consequentemente, no leite. Desde alimentos sólidos, até bebidas, como é o caso dos chás.

Então, consumir chá no período de amamentação faz mal para o bebê?

Os chás proibidos para mulheres que estão amamentando

Foto: Depositphotos


Dependendo do tipo de chá consumido pela mãe, este pode fazer mal para o organismo da criança. É claro que não são todos os chás que agem de forma negativa no organismo do bebê, mas sim todas as bebidas que possuírem cafeína em suas composições. Vale ressaltar ainda que esta substância se consumida em excesso pode ser maléfica até para um adulto. Todavia, como o organismo do bebê é mais sensível até poucas quantias podem causar prejuízos à saúde do pequeno.

Sendo assim, a cafeína pode deixar a criança irritada e com insônia, por isso ela fica mais agitada e pode chorar com mais facilidade. Outro problema causado por esta substância é a dificuldade que o corpo do pequeno encontra para desenvolver a estrutura óssea, uma vez que este elemento pode impedir a absorção de cálcio, um nutriente essencial no crescimento dos ossos.

Chás com cafeína

Todas estas dificuldades surgem em decorrência do organismo do bebê não conseguir eliminar a cafeína, pois trata-se de um elemento tóxico superior a capacidade do corpo da criança. Portanto, é importante que a mamãe que estiver amamentando tente evitar chás que contenham esta substância, como:

  • Chá preto;
  • Chá verde;
  • Chá mate;
  • Chá branco.

Reportar erro