Os benefícios medicinais da incrível planta que é aliada dos pulmões

A pulmonária é uma grande aliada dos pulmões na luta contra doenças que afetam esses órgãos. Além disso, trata problemas na pele e nos rins


De origem europeia, a planta de nome científico pulmonaria officinalis, ou simplesmente pulmonária, é conhecida pela sua ação protetora dos pulmões. Além disso, beneficia pessoas com problemas na pele e nos rins. Suas folhas podem ser encontradas em lojas de produtos naturais físicas ou na internet, como também são vendidas em algumas farmácias de manipulação.

Benefícios e propriedades da planta

Como o próprio nome já induz, a pulmonária é uma grande aliada dos pulmões na luta contra doenças que afetam esses órgãos. Sendo assim, pode ser utilizada para tratar tuberculose, enfisema pulmonar, bronquite, tosse convulsiva e rouquidão. Bem como, asma, catarro na garganta ou nas cordas vocais, faringite e infecções respiratórias diversas

Além de atuar como defensora dos pulmões, a planta ainda é eficaz no tratamento de problemas urinários, uma vez que auxilia os rins a desempenharem suas funções. Desta forma, consegue eliminar doenças como os cálculos renais e problemas diuréticos. É também um fortalecedor dos ossos e tecidos, desempenando a função de cicatrizante.

Os benefícios medicinais da incrível planta que é aliada dos pulmões

Foto: Pixabay

Como é rica em minerais funciona como remineralizante, recompondo os nutrientes e minerais perdidos do organismo. Acaba com inflamações, ferimentos, queimaduras e outros problemas que afetam a pele.


Preparando o chá de pulmonária

O chá de pulmonária pode ser feito de duas formas e cada uma é indicada para um tratamento específico. A primeira receita leva três colheres das folhas secas dessa planta e uma xícara de água fervente. Junte os ingredientes e tampe o recipiente por cinco minutos. Em seguida, se preferir, adicione uma colher de mel para adoçar. A dica é beber deste líquido três vezes ao dia, o que afastará a constipação.

Já a segunda receita leva pouco menos do ingrediente principal. São apenas duas colheres de pulmonária seca em uma xícara de água fervente. Misture os itens e deixe por infusão por aproximadamente cinco minutos. Depois, coloque uma colher de mel para melhorar o gosto e beba de três a quatro vezes por dia. Desta forma, você se livra da febre recorrente de algumas doenças.

Outros usos

Esta planta pode ser usada de outras formas, além do seu chá. Isto é, pode ser utilizada como cataplasma ou acompanhante em refeições. No caso de ferimentos, frieiras, queimaduras ou problemas gerais na pele, a folha seca da pulmonária pode ser aplicada em forma de compressa na área afetada. Além disso, as folhas podem ser acrescidas em saladas e consumidas normalmente após uma boa lavagem.

Contraindicações e cuidados diversos

Apesar de ser benéfica para garantir a saúde dos pulmões, esta planta, se consumida em excesso, pode ser um veneno para o fígado. Isto é, se for ingerida em grandes quantidades tem sérios riscos de se tornar tóxica para o corpo. Além disso, crianças, pessoas com problemas renais, grávidas ou mulheres em período de lactação não devem fazer uso do chá da pulmonária, tendo em vista que esta bebida pode causar prejuízos às suas saúdes.


Reportar erro