Xarope de bordo: o que é e para que serve

Este conteúdo faz parte da categoria Medicina Alternativa e pode conter informações que carecem de estudos científicos e/ou consenso médico.

O xarope de bordo é uma calda de tom amarelado que é preparada a partir do cozimento da seiva extraída de algumas espécies de árvores ácer, conhecidas no Brasil como bordo-canadense

Esse processo de fervura faz com que parte da água evapore e produz uma calda espessa, com um sabor bem característico e rica em açúcares, nutrientes e outros compostos importantes para o organismo. 

A maple syrup (em inglês) além de ser uma opção de adoçante mais saudável que o açúcar branco, ajuda a proteger o corpo contra várias doenças, reduz os riscos de desenvolver câncer e ainda regula o intestino e fortalece os ossos. 

O xarope de bordo é um adoçante natural muito usado em panquecas (Foto: Freepik)

E aí? Ficou curioso para saber mais sobre esse alimento? Então continua lendo para ver os principais benefícios de adicioná-lo no cardápio e ainda descobrir como ele é preparado e como consumir!

Para que serve e benefícios do xarope de bordo 

O xarope de bordo é uma opção de adoçante natural bem nutritiva. Ele é fonte de minerais como o cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, manganês e selênio. (1)

Além disso, ele conta com uma boa quantidade de carboidratos, mais de 66% da composição total da calda é formada por açúcar, e vários antioxidantes. 

Mas contém alto valor calórico, cerca de 126 calorias em ¼ de xícara. (2)

Protege contra os radicais livres 

Um dos principais benefícios encontrados em consumir o maple syrup tem relação com o potencial antioxidante, que faz do mesmo uma opção ideal para proteger o corpo contra doenças, uma vez que age impedindo os efeitos do estresse oxidativo nas células.

Esse fenômeno libera no organismo moléculas instáveis conhecidas como radicais livres, que circulam soltas no organismo até grudarem um células sadias e causarem danos a elas. Esse processo aumenta o risco de desenvolver problemas crônicos e degenerativos. (3)

Entre os principais antioxidantes encontrados na seiva do bordo estão as cumarinas, os compostos fenólicos e derivados, as ligninas, além dos ácidos benzoicos e os flavonoides. (4)

Ajuda no controle e prevenção da diabetes 

Pode até parecer um pouco contraditório, visto que mais de 60% desse xarope é formado por açúcares (especialmente a frutose), mas substituir o açúcar comum pelo xarope de bordo pode ajudar no controle da diabetes tipo 2.

Essa doença ocorre quando o pâncreas produz insulina (hormônio que metaboliza o açúcar) em quantidade insuficiente ou quando o organismo não consegue utilizá-la corretamente. 

O xarope de bordo possui um índice glicêmico menor que outros adoçantes naturais, fazendo com que ele seja liberado aos poucos no sangue, o que impede o pico de glicemia em diabéticos. 

Os compostos fenólicos presentes nele inibem a ação de algumas enzimas, que são liberadas pelo fígado e servem para transformar todo o carboidrato ingerido em glicose. (5)

Isso, no entanto, não significa que ele pode ser consumido em grandes quantidades, viu? O alimento continua sendo rico em carboidratos. Portanto, pessoas que sofrem com a diabetes devem levar isso em consideração e utilizar com bastante cautela

Trata infecções de maneira natural 

O consumo do xarope de bordo também pode ajudar a diminuir a ingestão de antibióticos, uma vez que ele auxilia no tratamento das infecções causadas por bactérias. O adoçante impede a agregação e multiplicação desses micro-organismos. 

O xarope ainda pode tratar infecções leves, pois não apresenta efeitos colaterais, ao contrário dos medicamentos tradicionais, e ainda diminui os riscos das bactérias se tornarem resistentes aos compostos. (6)

É aliado na prevenção do câncer 

Sabia que passar a consumir o maple syrup pode reduzir os riscos de desenvolver câncer? A seiva do bordo tem potencial de estimular a apoptose das células de câncer cólon-retal

Isso significa que ela ativa um mecanismo de morte programada das células doentes, passo importante para a remissão da doença, para impedir o crescimento de tumores e evitar que a doença se espalhe para outros tecidos. (7)

O líquido extraído da árvore impede a proliferação de células cancerígenas, ao mesmo tempo que inibe o funcionamento de um mecanismo que permite que elas migrem e invadam outras partes do corpo. (5)

Fortalece os ossos 

Outra boa notícia para quem aprecia ou tem vontade de experimentar o maple syrup: o adoçante ajuda a fortalecer a saúde óssea por ter uma boa quantia de cálcio, mineral usado na remineralização óssea.

Ainda apresenta efeitos protetores sobre os ossos. A seiva do bordo reduz a taxa de reabsorção do cálcio pelo organismo ao mesmo tempo em que aumenta a absorção do nutriente presente em outros alimentos. (5)

Protege a saúde intestinal

O xarope de bordo também serve para melhorar o funcionamento e proteger o trato gastrointestinal. Por ser rico em um tipo de fibra que não é digerida pelos ácidos estomacais.

Essa particularidade faz com que esse nutriente passe pelo corpo sem sofrer modificações e é justamente isso que o torna tão benéfico para a saúde. 

Quando chega nos intestinos, começa a fermentar e se torna um poderoso prebiótico, estimulando a proliferação da flora bacteriana local.

Entre os ganhos que isso traz para o organismo está uma maior proteção contra infecções e doenças inflamatórias, a prevenção da prisão de ventre e dos gases intestinais, o que contribui para o alívio das cólicas abdominais. (8

O que é e como o xarope de bordo é feito?

O xarope de bordo é o resultado do cozimento da seiva extraída de algumas árvores conhecidas como ácer (ou bordo), nativas da região do Canadá e da parte norte dos Estados Unidos. 

Mas para chegar ao produto final há um longo caminho a ser percorrido. É preciso extrair a seiva, processo que ocorre em um período chamado de sugaring off, que acontece apenas durante 6 a 8 semanas ao ano, entre os meses de abril e fevereiro.

Essa data é escolhida porque o frio afeta positivamente a qualidade do produto. 

Após extrair o líquido, usando um balde e um bico para direcionar o fluxo, a seiva é levada para ser cozida, em um processo que evapora boa parte da água dela.

No final, a cada 40 galões “colhidos” é produzido apenas um galão do xarope pronto para consumo, que depois é categorizado conforme a qualidade.

Curiosidade! O bordo-canadense possui muita seiva, podendo ser extraído mais de 30 litros de cada árvore de uma vez sem danificá-la. Já a árvore demora entre 40 e 60 anos para crescer até o ponto de colheita. 

Como usar e onde encontrar?

O xarope de bordo, além de ser usado em panquecas, pode adoçar cafés, chás e marinar carnes (Foto: Freepik)

Ele costuma ser usado como acompanhamento de panquecas no café da manhã, adoçar café e chás ou para substituir o açúcar comum em qualquer receita e marinar carnes. 

Uma dica para quem nunca experimentou é escolher os com a cor mais clara, que possuem o sabor mais suave. Os escuros são mais fortes e costumam ter o sabor característico mais acentuado. (2)

No Brasil, você pode encontrar em supermercados e lojas de produtos importados e naturais. 

Referências 

(1) UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP). Xarope, maple. Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA). Disponível em: http://www.tbca.net.br/base-dados/int_composicao_alimentos.php?cod_produto=C0103K. Acesso em: 22 de dezembro de 2019.

(2) INTERNATIONAL MAPLE SYRUP INSTITUTE. Nutrition and health benefits of pure maple syrup, 2012. Disponível em: http://www.internationalmaplesyrupinstitute.com/uploads/7/0/9/2/7092109/__nutrition_and_health_benefits_of_pure_maple_syrup.pdf. Acesso em: 22 de dezembro de 2019.

(3) LI, Liya; SEERAN, Navindra P. Maple Syrup Phytochemicals Include Lignans, Coumarins, a Stilbene, and Other Previously Unreported Antioxidant Phenolic Compounds. Journal of Food and Agricultural Food Chemistry, v.58, p.11673-11679, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1021/jf1033398. Acesso em: 22 de dezembro de 2019.

(4) LI, Liya; SEERAN, Navindra P. Chemical Composition and Biological Effects of Maple Syrup. Emerging Trends in Dietary Components for Preventing and Combating Disease, c.18, p.323-333, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1021/bk-2012-1093.ch018. Acesso em: 22 de dezembro de 2019. 

(5) BI, Wu et al. Traditional uses, phytochemistry, and pharmacology of the genus Acer (maple): A review.Journal of Ethnopharmacology, 2015. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1016/j.jep.2016.04.021. Acesso em: 22 de dezembro de 2019. 

(6) MAISURIA, Vimal B.; HOSSEINIDOUST, Zeinab; TUFENKJI, Nathalie. Polyphenolic Extract from Maple Syrup Potentiates Antibiotic Susceptibility and Reduces Biofilm Formation of Pathogenic Bacteria. Applied and Environmental Microbiology, v.81, p.3782-3792, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1128/AEM.00239-15. Acesso em: 22 de dezembro de 2019.

(7) GONZÁLEZ-SARRÍAS, Antonio; LI, Liya; SEERAN, Navindra. Anticancer effects of maple syrup phenolics and extracts on proliferation, apoptosis, and cell cycle arrest of human colon cells. Journal of Functional Foods, v.4, p.185-196, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.jff.2011.10.004. Acesso em: 22 de dezembro de 2019.

(8) SUN, Jiadong et al. Detection of Inulin, a Prebiotic Polysaccharide in Maple Syrup. Journal of Agricultural and Food Chemistry, v.64, n.38, p.7142-7147, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1021/acs.jafc.6b03139. Acesso em: 22 de dezembro de 2019.

Sobre o autor

Jornalista, possui experiência em rádio, apuração de dados para programa de televisão e produção de conteúdo para a Internet. Registro Profissional MTB-PE: 6770.