Os benefícios e as propriedades do aspargo

O aspargo é uma planta, flor da família dos lírios que serve como alimento. De…


O aspargo é uma planta, flor da família dos lírios que serve como alimento. De cultivo comum em todo o mundo, o alimento pode ser consumido em todas as épocas do ano, de forma a aproveitar todos os seus benefícios.

Os benefícios e as propriedades do aspargo

Foto: Reprodução

Propriedades e benefícios

Alimento nutritivo e saboroso, o aspargo é uma excelente fonte de ácido fólico, sendo ideal para complementar dietas de mulheres durante a gestação, pois previne o desenvolvimento de problemas no tubo neural do bebê. Além disso é rico em betacaroteno, vitamina C, K e do complexo B, magnésio, manganês, fósforo e fibras. Devido à presença de fibras e ao baixíssimo valor calórico, o alimento é ideal para quem está em busca do emagrecimento com saúde.

Possui ainda ação diurética, auxiliando também no combate de radicais livres e do envelhecimento precoce. O alimento age ainda como anti-inflamatório, combatendo a artrite, asma e doenças autoimunes. O aspargo possui glutationa, um poderoso antioxidante que age no nosso corpo junto aos presentes na vitamina C.

Seu consumo também ajuda na luta contra o câncer na bexiga, mama, cólon, pulmão, próstata, ovário entre outros, devido às suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que, em conjunto, combatem a inflamação crônica e de oxidação das células que, como já é comprovado pela ciência, podem conduzir a uma grande variedade de tipos de câncer.


Além de todos os benefícios já citados, o consumo de aspargos ajuda, devido a presença do folato, a manter o sistema cardiovascular saudável, pois regula o aminoácido homocisteína – que em níveis elevados pode ser um fator de risco alto na doença cardíaca.

A vitamina K, presente no alimento, é essencial para a síntese da osteocalcina, proteína que fortalece a composição dos ossos, além de impedir o acúmulo de cálcio no tecido – que causa a aterosclerose, doenças cardiovasculares e acidente vascular cerebral.

Como consumir?

O alimento pode ser servido juntamente à carnes e peixes, ou então sozinho, cozido, grelhado ou levemente frito. Ao comprar, escolha aqueles que apresentarem caule firme e coloração verde brilhante. Além disso, os aspargos com talo fino, normalmente são os mais saborosos. Consuma pouco tempo depois de comprar, pois esse é um alimento que amadurece e apodrece muito rapidamente.

Uma sugestão para preparo, é picá-los grosseiramente e refogá-los com azeite ou coloca-los do forno para assar com azeite. O consumo pode ser feito ainda na forma de salada ou sopas. Lembre-se sempre de lavá-los muito bem.


Reportar erro