Os benefícios e as propriedades da alcaparra

Alcaparras são muito usadas para temperar peixes e carnes de sabor suave. Conheça os benefícios e as propriedades deste tempero.


O nome científico da Alcaparra é Capparis spinosa, uma planta em forma de arbusto originária da região Mediterrânica. A planta nasce e se desenvolve melhor em encostas ensolaradas, sendo espontânea onde existe muito calor e sol. Tem preferência por ambientes áridos, em solo calcário e pode-se cultivar em solo pedregoso e pouco profundo.

A parte utilizada é o botão da flor, muitas vezes consumida em vinagretes e usado na Grécia antiga como um calmante. Ao contrário de muitos outros temperos, este permanece com seu sabor e aroma mesmo depois do cozimento, e é comumente usado em pratos com peixe ou carne de sabor mais suave. As alcaparras podem ser usadas na elaboração de molhos, vinagretes e preparação de pratos.

Os benefícios e as propriedades da alcaparra

Foto: Reprodução


Propriedades e benefícios

Os princípios ativos da alcaparra são o ácido cáprico, flavonoides, glicoparósido e óleo essencial, e suas propriedades medicinais envolvem a atuação como adstringente, afrodisíaco, antiespasmódico, aperiente, calmante, diurético, estimulante do estômago, tônico e vermífugo. Possui vitamina A, B, B1, B2, B3 e vitamina C, um poderoso combatente aos radicais livres. É indicado para casos de nevralgias, sobretudo a ciática, aumenta a diurese, melhora o funcionamento do fígado, abre o apetite e combate a flatulência.

O tempero conta ainda com um baixo valor de calorias e gorduras, e conta com sódio, cálcio, ferro, magnésio, vitaminas e outros nutrientes. Como seu valor de calorias é baixo, pode ser usado para tempero de alimentos de pessoas que estão em dieta. Sua grande quantidade de flavonoides antioxidantes faz com que atue na proteção de algumas células, fazendo bem para o colesterol e o antienvelhecimento. Normalmente seu valor de sódio é alto por ser processado em salmoura. Por isso, aqueles que sofrem de hipertensão devem evitar o consumo, e quem não sofre, deve consumir com moderação.

Vinagrete com alcaparras

Quando colhidas, as alcaparras devem ser deixadas expostas ao sol durante um dia para perder um pouco da água. Após este procedimento, devem ser colocadas em um recipiente com vinagre cobrindo-as, na proporção de 1kg de alcaparras para 1 litro de vinagre de boa qualidade. Na superfície, deve-se colocar uma placa com um peso em cima, de forma a mantê-las submersas no vinagre. O vinagrete pode ser preparado da forma tradicional, e ter as alcaparras adicionadas, tornando a receita ainda mais saborosa.


Reportar erro