Os benefícios do iogurte para o organismo

Um dos principais e mais consumidos derivados do leite é o iogurte. É um dos…


Um dos principais e mais consumidos derivados do leite é o iogurte. É um dos lanches preferidos da criançada e também dos adultos. O iogurte é muito conhecido por ter um efeito na regulação da flora intestinal e também pelo cálcio, mas os seus benefícios vão além disso. Conheça um pouco mais sobre esse assunto!

O consumo do iogurte

O iogurte geralmente é consumido pela manhã, durante o café da manhã, ou nos intervalos das principais refeições, como um lanche, junto com frutas e cereais. Há um tempo era conhecido apenas pelo seu efeito na regulação da flora intestinal, prevenindo contra prisões de ventre e por auxiliar na formação óssea, devido ao cálcio presente no alimento. Mas algumas pesquisas recentes têm mostrados que além desses benefícios, o iogurte é uma fonte de proteínas, minerais e vitaminas. Além disso, possui baixo teor calórico, menos lactose que o leite comum e ainda é gostoso.

Os benefícios do iogurte para o organismo

Foto: Reprodução

O iogurte natural

O iogurte natural possui um sabor suave e, além disso, possui todos os nutrientes que o leite contém, como as proteínas, carboidratos, vitaminas e sais minerais. Os seus micro-organismos vivos influenciam positivamente o organismo, melhorando também o funcionamento do sistema digestivo.

O iogurte desnatado

O iogurte desnatado possui os mesmos benefícios oferecidos pelo natural, porém este possui uma vantagem a mais, por ser desnatado, em sua fórmula há menos gordura e, consequentemente, um valor calórico mais baixo. Ele é recomendado para quem quer emagrecer e também para aquelas pessoas que precisam controlar os índices de colesterol.


As propriedades do iogurte

O iogurte é um alimento rico em minerais, nele podemos encontrar: cálcio, fósforo, potássio, magnésio e zinco. Também possui vitaminas A, B1, B2, B6, B12, niacina e ácido fólico. A ingestão de alimentos com cálcio, como o iogurte, é muito importante na infância e adolescência, pois previne a osteoporose e também outras doenças crônicas, hipertensão arterial e câncer no reto.

 

Seus benefícios

Veja agora alguns dos principais benefícios que o iogurte pode oferecer para o organismo:

  • Emagrece – por ser pobre em calorias (69 kcal em 100g, na versão natural), o iogurte funciona para enganar a fome entre as refeições, substituindo biscoitos, bolachas e pães. O cálcio presente nele também auxilia no controle do peso.
  • Cálcio – o iogurte possui mais cálcio que o próprio leite, fortalecendo os ossos e dentes. Além disso o cálcio é responsável pela comunicação entre as células nervosas, participa do processo de coagulação sanguínea, ajuda na cicatrização de feridas e é essencial à contração muscular. Ele ainda equilibra a pressão arterial e ajuda na dilatação dos vasos.
  • Sistema imunológico – os iogurtes são produzidos a partir de pelo menos dois tipos específicos de cepas bacterianas: Streptococcus thermophilus e Lactobacillus bulgaricus. Estas ajudam na flora intestinal e aumentam a resistência do organismo, pois acabam com os micro-organismos que causam vários tipos de doenças.
  • Pele mais bonita – as proteínas do iogurte são fundamentais para construção, reparação e renovação de todos os tecidos do corpo. A vitamina A que está presente nele é essencial para a saúde da pele. Este alimento suaviza rugas e ajuda a manter a firmeza, podendo ser usado na pele em máscaras.

Reportar erro