Os benefícios do feijão preto

Comum na alimentação de milhares de brasileiros, o feijão preto, além de saboroso, possui muitos…


Comum na alimentação de milhares de brasileiros, o feijão preto, além de saboroso, possui muitos benefícios para a saúde quando consumidos. A semente, de alto valor nutritivo, é muito incluída na alimentação de vegetarianos, pois possui nutrientes e uma proteína que se completa quando combinada com o arroz integral.

Os benefícios do feijão preto

Foto: Reprodução

Melhor funcionamento do intestino e controle da glicemia

Assim como outros grãos, o feijão preto é muito útil, por exemplo, para quem tem metabolismo da glicose irregular – como os diabéticos e hipoglicêmicos – pois tem um baixo índice glicêmico. Mas o que isso significa? A glicemia, ou seja, a taxa de açúcar no sangue não sobe tanto depois de comer feijão, como acontece com o consumo de pão branco. Isso se dá pela presença de maiores quantidades de proteínas retardadoras no feijão, além do alto nível de fibras solúveis. Estas agem por meio da absorção de água no estômago, que forma um gel responsável por retardar o metabolismo de carboidratos.

A grande quantidade de fibras ajuda também a melhorar o funcionamento do intestino, uma vez que ajuda a mover os alimentos do estômago para o intestino grosso, mantendo o aparelho digestivo regulado e mais saudável.


Combate à anemia e na manutenção da saúde cardiovascular

Além de melhorar o funcionamento do intestino, o consumo de feijão preto tem a função de um excelente medicamento natural contra a anemia, pois o alimento é rico em ferro, carboidratos, potássio e ácido fólico. Com relação às fibras solúveis, podemos dizer que o consumo ajuda ainda a reduzir os níveis de colesterol no sangue, reduzindo riscos de doenças coronárias e ataques cardíacos – há estudos que comprovam a redução desses riscos relacionado ao consumo de fibras solúveis. Rico em ácido fólico, magnésio, além de possuir propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, o feijão preto ajuda ainda na preservação, de uma forma geral, da saúde cardiovascular. A prevenção do estresse oxidativo, responsável pelo aumento do desenvolvimento de doenças cardiovasculares, se dá devido à presença de proteção antioxidante e anti-inflamatória, essenciais para este fim.

Prevenção ao câncer e saúde do sistema nervoso

O consumo de feijão preto pode ajudar ainda na prevenção ao câncer. Isso porque o alimento contém pelo menos 8 flavonoides diferentes com um grande potencial dos antioxidantes. Além disso, possui um alto teor de fitoquímicos que ajudam a prevenir o desenvolvimento de tumores.

O sistema nervoso depende de uma substância que é encontrada em grandes quantidades no feijão preto: o folato ou vitamina B6. Esta é responsável pela produção de aminoácidos necessários para o bom funcionamento do sistema nervoso. Além disso o ácido fólico é essencial para mulheres gestantes, pois a deficiência dessa substância pode causar o desenvolvimento inadequado do cérebro do feto.


Reportar erro