Os benefícios dietéticos da cúrcuma

A cúrcuma é uma família de plantas, porém, esta palavra é normalmente utilizada para se…


A cúrcuma é uma família de plantas, porém, esta palavra é normalmente utilizada para se referir à cúrcuma longa, turmérico, açafroa, açafrão-da-terra, cúrcuma doméstica ou açafrão-das-índias. Esta raiz é conhecida há mais de 2.500 anos na Índia, região onde foi, provavelmente, usada como corante pela primeira vez. As propriedades e os benefícios desta especiaria foram sendo conhecidos e revelados lentamente no decorrer do tempo. Confira a seguir as propriedades, os benefícios e as indicações de uso da cúrcuma.

Os benefícios dietéticos da cúrcuma

Foto: Reprodução

Propriedades e benefícios

A cúrcuma possui poderes anti-inflamatório e antioxidante, devido à presença da curcumina em sua composição, o pigmento que dá cor amarelo-ouro à raiz. Devido às suas propriedades, a planta auxilia na saúde da pele, protege o fígado, atua contra o câncer, auxilia no processo de digestão das proteínas e regula o metabolismo. Alguns estudos demonstraram a diminuição da inflamação e melhoria no tratamento de casos de artrite reumatoide, osteoartrite, Alzheimer, inflamação de vias respiratórias e diabetes.

Ajuda a emagrecer!

Devido à ação anti-inflamatória da curcumina, o poder da cúrcuma contra a gordura corporal e no processo de emagrecimento é considerável. Segundo especialistas, a utilização do tempero ajuda a diminuir os episódios de compulsão alimentar, evitando que o indivíduo ultrapasse o limite calórico diário.


Além disso, a cúrcuma diminui a irrigação sanguínea no tecido adiposo, enfraquecendo as reservas de gordura do corpo e auxiliando, assim, no emagrecimento.

Confira a seguir outros benefícios da cúrcuma:

  • É um antisséptico e anti-bacteriano natural, sendo muito utilizado para desinfetar cortes e queimaduras;
  • Junto com a couve-flor, ajuda a prevenir o câncer da próstata;
  • Pode auxiliar na prevenção do melanoma;
  • Desintoxicante natural do fígado;
  • É um analgésico natural;
  • Na medicina chinesa, é utilizada como um tratamento para a depressão; dentre outros benefícios.

Para que serve a cúrcuma?

De sabor forte e característico e de cor amarelada, esta especiaria é largamente utilizada na culinária para dar cor a pratos de sabor doce, peixes, arroz e molhos em geral. Além de ser utilizado como corante pela indústria alimentícia, o seu aroma é usado na fabricação de perfumes.

Como utilizar?

Guarde a cúrcuma (pode ser encontrada à venda na forma de pó) em um vidro e use ½ colher de chá ao dia, no preparo do arroz, sopa, molho de salada ou polvilhe diretamente sobre o alimento. Sugestão de uso: polvilhar uma colher de chá da erva em pó na comida já pronta ou dissolver em uma colher de sopa de azeite para temperar a salada.


Reportar erro