Os benefícios das frutas cítricas

As frutas cítricas possuem muitos benefícios. Ricas em vitamina C – essencial para a formação…


As frutas cítricas possuem muitos benefícios. Ricas em vitamina C – essencial para a formação de colágeno – ajudam a manter a pele mais bonita, além de dar elasticidade e firmeza a ela. Ainda devido à presença dessa vitamina, ajudam a fortalecer o sistema imunológico, prevenindo doenças. A vitamina C é essencial para combater o escorbuto, e suas propriedades ajudam a aumentar a absorção de ferro, ajudando também no combate à anemia. Com poucas calorias, muita fibra e água, as frutas cítricas ajudam a melhorar a hidratação do organismo, eliminar a prisão de ventre e no emagrecimento, pois melhoram o funcionamento intestinal e dão sensação de saciedade, evitando o consumo de alimentos por ansiedade.

Os benefícios das frutas cítricas

Foto: Reprodução

Quais são elas?

Chamamos de frutas cítricas todas as frutas que possuem quantidades elevadas de ácido ascórbico, também conhecido como vitamina C, que é responsável pelo seu sabor ácido. Como exemplo de frutas cítricas, podemos citar a laranja, tangerina, limão, kiwi, lima e morango.

Para exemplificar sua riqueza em vitamina C, considere 100 g de morangos, ou ainda 1 copo de suco de laranja natural ao dia. Essa quantidade das frutas, para adultos saudáveis, é o suficiente para fornecer a quantidade necessária de vitamina C pelo organismo – 60mg.


Como consumir as frutas?

As frutas cítricas devem ser consumidas, preferencialmente, ao natural, sem processamentos, pois a vitamina C se deteriora lentamente com a luz, o ar e o calor. Quando fizer sucos de frutas cítricas, procure colocar na geladeira em jarra escura e tampada, evitando que entre em contato excessivo com a luz e o ar. Ao consumirmos bolos de laranja, por exemplo, apenas achamos que estamos consumindo a vitamina, pois ao ir ao forno, o calor já a destruiu.

Quem não deve consumir?

Apesar de serem ricas em benefícios para o corpo, as frutas cítricas devem ser evitadas pelas pessoas que tem inflamações no esôfago, pois o consumo pode aumentar a dor. Alguns alimentos, no entanto, possuem vitamina C em menores quantidades e podem ser consumidos para conseguir os mesmos benefícios, como o abacate, damasco, abóbora ou abobrinha, isso em quantidades que não prejudicarão a inflamação do esôfago.

O consumo de frutas cítricas durante a gravidez e amamentação

A necessidade de vitamina C pelo organismo é maior durante a gestação e também na fase de amamentação. Por isso, o consumo das frutas ajuda a alcançar essa quantidade necessária diária, que é de 85 mg para gestantes e 120 mg para lactantes. No entanto, o consumo pode provocar desconforto abdominal no bebê. Se durante o período de amamentação notar que há desconforto abdominal no bebê quando consome as frutas, deve procurar outros alimentos com menos fibras que também possuam a vitamina, como a cenoura, por exemplo.


Reportar erro