Os benefícios da planta acácia

A planta acácia, também chamada de angico, é nativa da África do Sul e muito…


A planta acácia, também chamada de angico, é nativa da África do Sul e muito utilizada para problemas dermatológicos, principalmente para combater bactérias. Sua família de planta é a Acacia horrida.

Acácia

Foto: Reprodução

Benefícios e propriedades

O chá de acácia combate principalmente uma bactéria chamada Streptococcus faecalis. É uma bactéria que mora no trato gastrointestinal e pode ser extremamente prejudicial à saúde. Além disso, a acácia combate a falta de apetite e auxilia principalmente com doenças respiratórias, como rinite e sinusite, aliviando as sensações de dores e desconforto.  As propriedades da acácia são taninos, mucilagem, saponinas e corantes.

Como fazer chá de acácia

Em um bule com água já fervente, colocar 1 colher de chá de cascas de acácia e deixe por mais 5 minutos no fogo. Coe e adoce com mel ou açúcar.

Como tomar

É indicado tomar apenas uma xícara de chá de acácia. Quando está passando por uma época de virose, ela ajuda a espantar e combater as bactérias, combate a falta de apetite e a indisposição causada pela virose e ainda hidrata o corpo.


Um dos benefícios da acácia e que ela ajuda principalmente em casos de machucados. Outro modo de usar essa planta medicinal é lavando o local ferido com o chá da planta. Isso ajuda a matar as bactérias, desinfeta e auxilia na cicatrização.

Contraindicações do chá de acácia

O chá é indicado para melhoras imediatas e deve ser tomada em pequenas quantidades, isso porque, em alguns casos, ele provoca alucinações e náuseas. O chá também é abortivo e deve ser evitado por mulheres gestantes. Não é recomendado para crianças abaixo de 12 anos e idosos. É importante consultar um médico antes de iniciar o tratamento com essa planta. Quanto a usos externos, não há contra indicação.

Como fazer compressas de acácia

Em um copo de 500 ml com água, coloque 20 ml de tintura da casca. Pressione o pano e aplique no local desejado.

Onde encontrar a planta

Essa planta pode ser encontrada em lojas naturais ou em farmácias de manipulação. Também em cascas, tintura e também em pó. Solicite que estejam preparadas já para uso.


Reportar erro