Os benefícios da goiaba

Por Anna de Cássia

Benefícios da Goiaba

Dentre os benefícios da goiaba está o emagrecimento, pois que ela é riquíssima em fibras e possui apenas 54 calorias.  | Imagem: Reprodução

Esta fruta deliciosa é originária da América do Sul, principalmente do Brasil. Com uma casca verde amarelada e polpa cor de rosa, a goiaba foi se difundindo graças aos portugueses e espanhóis, e hoje é consumida em todo o mundo, desde a América até a Ásia. Segundo os nutricionistas, a goiaba é ainda uma fruta perfeita para ser consumida no verão, pois possui inúmeros nutrientes e benefícios para nossa saúde, além de ajudar a perder aquelas calorias ganhadas durante o ano para poder arrasar na praia em janeiro.

Os benefícios da goiaba e suas folhas

  • Ela tem poder analgésico, por isso pode ser um remédio orgânico para aliviar dor de garganta, laringite, dor de dente, contusões e até mesmos as cólicas e a TPM.
  • É uma ótima fruta para evitar a diarreia.
  • Previne doenças como a candidíase e também trata os corrimentos vaginais, pois tem ação vermífuga e fungicida.
  • A goiaba é bastante rica em vitaminas A, B1, B2, B6 e principalmente vitamina C.
  • Um ótimo remédio também no tratamento de conjuntivite.
  • É também usada em casos de cólera.
  • Alivia vertigens, vômitos, tosses, ressacas e até estanca um sangramento, evitando assim possíveis hemorragias.
  • Esta fruta também pode ser utilizada contra úlceras na pele.

Emagreça adicionando goiaba em sua dieta!

Esta fruta do verão possui em sua composição, além de diversos nutrientes benéficos para nossa saúde, uma quantidade enorme de fibras. Essas fibras, se consumidas diariamente e na quantidade certa, pode nos causar uma sensação de saciedade. Assim, não sentiremos tanta fome durante o dia, e consequentemente iremos comer menos. O que vai nos levar a emagrecer.

E os benefícios da goiaba não param por aí: 100 gramas da fruta possuem apenas 54 calorias! Isso mesmo! Portanto você pode consumir a fruta à vontade na hora do lanche, no lugar daquele biscoito hipercalórico ou daquele chocolate que nem se fala, né? Tomar um copo de suco de goiaba também pode ser bastante interessante, pois além de hidratar – o que deve ser feito constantemente no verão – ela alimenta e não engorda.

Remédio caseiro á base das folhas da goiabeira

O chá das folhas de goiabeira é bastante utilizado para prevenção e tratamento de várias enfermidades, entre elas a tuberculose, hemorragias uterinas, problemas gastrointestinais, cólera, diarreia e pés inchados. Para evitar diarreia também pode-se cozinhar pedaços de goiabada – ainda verde – com um pouco de água e beber o caldo.

Chá de folhas de goiabeira

  1. Coloque em uma chaleira, 1 litro de água e ferva.
  2. Após levantar fervura, desligue o fogo e adicione três ou quatro folhas de goiabeira secas, tampe e reserve.
  3. Espere apurar por mais ou menos 15 minutos, depois coe.
  4. Tome uma xícara três vezes ao dia, ou quando estiver sentindo dor – pois tem efeito analgésico.
  5. Colocar açúcar no chá é opcional, mas ele aumenta bastante a quantidade de calorias da bebida, por isso para quem está fazendo dieta, é recomendado beber sem adoçar.