Os benefícios da fruta araçá

O araçá é uma fruta que possui cerca de 150 espécies diferentes. Independentemente da espécie,…


O araçá é uma fruta que possui cerca de 150 espécies diferentes. Independentemente da espécie, essa fruta possui diversos benefícios medicinais, que podem variar um pouco de acordo com o seu tipo. Entre os benefícios podemos citar: ação calmante, anti-inflamatória, diurética e muitas outras.

Origem

O araçá, conhecido cientificamente como Psidium araca Raddi, é uma planta nativa do Brasil, pertence à família das Myrtaceae. Ele geralmente cresce em planícies costeiras e Mata Atlântica até cerca de 1200 metros de altitude e é cultivada como uma árvore frutífera ornamental.

Há uma enorme variedade de araçás no Brasil, entre eles temos: araçá branco, araçá cinzento, araçá rosa, araçá vermelho, araçá amarelo, araçá do mato, araçá do campo, araçá da praia, araçá de festa, araçá de minas, araçá de Pernambuco, araçá do Pará, araçá manteiga, araçá pera, araçá comum entre outros.

Características

A árvore do araçá geralmente chega a medir 10 metros de altura, seu tronco possui uma casca lisa que se descama em placas. As suas folhas são geralmente avermelhadas quando novas e as suas flores são pequenas e de cor alvo-esverdeada. As frutas do araçá são tipo baga, de cor verde, amarela ou avermelhada. Sua polpa é comestível, adocicada, branco-amarelada ou avermelhada, é mucilaginosa e aromática e com ela é possível fazer suco e outros produtos alimentícios.

Os benefícios da fruta araçá

Foto: Reprodução


Propriedades e benefícios

O araçá é uma fruta rica em minerais como o cálcio, o ferro e o fósforo. Possui ainda um alto teor de vitaminas A, B, C, antioxidantes, carboidratos e proteínas. É uma fruta mucilaginosa e adstringente, possui óleos essenciais com atividade antimicrobiana, carotenoides e antocianinas.

Devido aos seus minerais, essa fruta é utilizada como calmante, para combater doenças inflamatórias da boca, da garganta, do intestino, órgãos genitais, cura a diarreia e é anti-hemorrágica.

É muito indica na prevenção e combate à osteoporose, o excesso de ácido úrico, a retenção de líquidos, descanso mental, anemia e tratamento de prisão de ventre. O óleo extraído das suas folhas é muito utilizado como antidiarreico e também como antibiótico, pois apresenta uma forte atividade contra as bactérias.

Por possuir um alto teor de vitamina C, maior até do que os frutos cítricos, o araçá é muito eficaz em tratamentos contra a gripe e resfriados. É possível fazer o suco da fruta, sorvete, doces, geleias, comê-la crua e extrair o óleo das suas folhas.

Contraindicações e efeitos colaterais

Não foram relatados, até o momento, nenhum tipo de efeito colateral ou contraindicação quanto ao consumo dessa fruta, mas é importante lembrar que o consumo demasiado de qualquer alimento pode causar danos.


Reportar erro