Os benefícios da Cartilagem de Tubarão

Pode parecer estranho, mas a cartilagem de tubarão possui muitos nutrientes para a saúde dos…


Cartilagem de tubarão

Imagem: Reprodução

Pode parecer estranho, mas a cartilagem de tubarão possui muitos nutrientes para a saúde dos humanos. Vários laboratórios usam esse ingrediente como matéria prima de suplementos alimentares, tanto em , quanto em cápsulas. A cartilagem de tubarão é utilizada na prevenção e combate de várias doenças, por ser formada de proteínas e minerais, como o fósforo e o cálcio. Entre os benefícios da cartilagem, encontra-se a melhor flexibilidade nas articulações e boa manutenção de nutrientes nos ossos. Contudo, para obter o máximo de benefícios desse produto, é recomendada a prática de atividades físicas regulares e também a adoção de um cardápio de refeições balanceadas.


Mais detalhes sobre a Cartilagem de Tubarão

A cartilagem do tubarão é uma fonte rica em mucopolissacarídeos, como o sulfato de condroitina, em macro-proteína IDC, em proteína colágeno tipo II. Nela, é possível encontrar também alguns fatores inibidores de determinados processos fisiológicos. Geralmente é comercializada em pó ou em cápsulas. Essa ultima tem a vantagem de não engordar, pois as cápsulas não contêm quantidades significativas de carboidratos, gorduras totais, saturadas, trans ou fibra alimentar, além disso, é completamente livre de glúten. Vale lembrar que a cartilagem de tubarão é contraindicada para quem é alérgico a peixes e crustáceos. Gestantes, lactantes e crianças de até 3 anos de idade, somente deverão consumir tal produto caso um nutricionista ou médico tenha orientado.

Indicações

Cartilagem de Tubarão pode mesmo prevenir o câncer?

Apesar de não ter comprovação científica, muitos acreditam que a cartilagem de tubarão é um suplemento eficiente na prevenção do câncer. Essas pessoas afirmam que os tubarões não têm câncer, contudo é uma crença incorreta, uma vez que já foram descobertas 42 variações de câncer em espécies de tubarões. A ideia ficou popular com o livro do Dr. William Lane “Sharks Don’t Get Cancer” (Tubarões Não Contraem Câncer), publicado em 1992. Os defensores dessa tese argumentam que poucas pesquisas foram feitas para provar cientificamente os benefícios da cartilagem de tubarão contra a doença. A conclusão que se pode tirar do assunto é de que a cartilagem de tubarão é benéfica para a saúde, contudo não há estudos que comprovem a sua eficiência no tratamento do câncer.


Reportar erro