Os benefícios do chá de caruru

O caruru (Amaranthus viridis) é uma planta da família das amarantáceas, nativa das Américas, e…


O caruru (Amaranthus viridis) é uma planta da família das amarantáceas, nativa das Américas, e foi conhecida pela primeira vez pelos europeus através dos maias no México. Estudiosos acreditam que o vegetal foi culturalmente introduzido no Brasil pelos africanos. A planta é encontrada em quase todas as regiões do Brasil, sendo conhecida também como bredo. Especificamente na região da Bahia, utiliza-se o termo “bredo”, reservando-se o termo “caruru” a um prato que nem sempre tem esta planta entre os seus ingredientes. Atualmente é considerada erva daninha em plantações por sua facilidade de adaptar-se, sendo vista por muitos como mero “mato”. É um ótimo indicador de qualidade do solo. Em muitos lugares, como na Bahia, é muito popular e utilizado – principalmente pelos mais humildes – em suas culinárias ou como chá. O seu uso deve-se às suas propriedades e benefícios à saúde.

Caruru

Foto: Reprodução

Benefícios do caruru

O caruru é uma planta rica em ferro, potássio, cálcio e vitaminas A, B1, B2 e C. Devido à sua elevada taxa de cálcio, é muito útil na formação dos ossos e dos dentes. O caruru opera como desobstruente, sendo recomendado nas afecções do fígado. Tem ainda funções medicinais como lactígeno (produz leite), combate também infecções, problemas hepáticos, hidropisia (acúmulo anormal de líquidos nos tecidos ou em determinadas cavidades do corpo) e catarro da bexiga.


Como utilizar?

Todas as partes do caruru são comestíveis e as suas sementes podem ser ingeridas torradas, em pães ou outras receitas. Refogado, misturado a outros ingredientes, o caruru é um alimento saboroso e muito utilizado em muitas regiões do Brasil. É usado em refogados, molhos, pasteis e panquecas.

O chá de caruru

Para preparar o chá de caruru, leve um litro de água ao fogo, juntamente com 100 gramas da planta. Deixe ferver por 10 minutos, desligue o fogo e abafe o recipiente. Cinco minutos depois, coe, adoce se assim preferir e beba duas vezes ao dia, preferencialmente antes das principais refeições.


Reportar erro