Os alimentos que mais causam dor de barriga

A dor de barriga pode ser causada por diversos fatores, inclusive por certos alimentos que fazem parte do nosso cardápio. Conheça os maiores vilões da barriga


A dor de barriga é um dos sintomas mais incômodos que podemos sentir. Ela pode vir de diversas causas – infecções, intolerância a algum alimento ou mesmo nervosismo – e existem alguns alimentos específicos que costumam ser os maiores vilões da barriga saudável.

Vilões da dor de barriga

Mulher com dor na barriga

Foto: Depositphotos

Molhos caseiros

Muitas vezes os molhos caseiros, assim com maioneses, são feitos com ingredientes não higienizados que podem conter alguma bactéria. É o caso, por exemplo, da maionese artesanal, que é feita com ovos crus que podem conter Salmonela. Além disso, esses molhos podem não ter armazenamento correto, ficando expostos ao calor e estragando mais rápido.

Ovos crus

Ao consumir ovos crus, colocamos nosso corpo em risco de ser infectado pela bactéria salmonela. Essa bactéria causa sintomas de infecção intestinal, dando bastante dor de barriga, diarreia – podendo vir com sangue –, vômitos e dor de cabeça. Para prevenir esse caso, consuma ovos frescos sempre bem passados e cozidos corretamente.


Salada crua

Uma salada, ainda que saudável, se não for feita com muita higiene é um prato cheio de bactérias. É preciso lavar e higienizar bem todos os vegetais. Para isso, lave e coloque os ingredientes de molho por 30 minutos em um litro de água com uma colher de sopa de água sanitária. Em seguida, lave bem os alimentos com água corrente limpa para tirar o cloro e sirva.

Carnes

Embora tenham uma aparência deliciosa e suculenta, as carnes mal passadas podem vir contaminadas com micro-organismo danosos, como as larvas de tênia – causadoras da teníase. Há problemas também em alimentos que consumimos crus, como o sushi. Os peixes e frutos do mar crus, quando mal armazenados e resfriados, podem vir a causar infecções intestinais graves que podem se desenvolver em uma inflamação nos órgãos digestivos. Portanto, tenha bastante cuidado com as carnes consumidas, prestando atenção ao aspecto dos alimentos, cheiro e higiene do ambiente em que são preparados.

Água

Beber água é extremamente importante para o funcionamento do nosso corpo. Contudo é preciso ter bastante cuidado com o que bebemos. Grande causa transmissão de doenças, tais como a amebíase, a água do nosso dia a dia deve ser sempre mineral ou fervida. Ela deve estar sem cheiro e cor tanto para beber, quanto para cozinhar alimentos.

Tipos de dor mais comuns

Podendo aparecer de diversas formas, a dor de barriga deve ser tratada independentemente dos demais sintomas que possam a vir acompanhando. Quando a dor é constante, pode indicar uma inflamação intestinal, vermes, gastrite ou úlcera gástrica. Se a dor for acompanhada de diarreia, é possível que o corpo esteja reagindo à ingestão de algum alimento estragado ou mesmo outros problemas mais graves, como a Doença de Crohn. Quando a dor aparece logo após as refeições, fique atento a úlcera gástrica ou gastrite, mas também poderá indicar intolerância a certos alimentos.


Reportar erro