Chás que aliviam a dor de barriga

Este conteúdo faz parte da categoria Medicina Alternativa e pode conter informações que carecem de estudos científicos e/ou consenso médico.

Dor de barriga ou dor abdominal é um desconforto comum e frequente na maioria da população, isso se dá pela grande variedade de enfermidades que podem causar a condição. Afinal, quem nunca teve aquela dorzinha chata na barriga?

Seja por ter comido algum alimento estragado ou por estar com gases ou até por cólicas menstruais, a verdade é que quase todos nós já tivemos, ao menos uma vez na vida, a famigerada dor de barriga.

No entanto, a causa nem sempre é simples, podendo indicar algum transtorno mais grave. Portanto o médico deve ser a primeira pessoa a quem o paciente deve recorrer. Mas se você quiser tratar de forma caseira, junto ao acompanhamento médico, opte pelos remédios naturais à base de plantas, raízes, folhas e frutos nas formas de chá, podendo sempre buscar ajuda de farmacêuticos e fitoterapeutas para este fim.

Chás para aliviar a dor de barriga

O remédio caseiro que você fará vai depender da causa do desconforto. Veja:

Chá para Cólica Menstrual

Chás que aliviam a dor de barriga - Calêndula

Foto: depositphotos

Chá de Calêndula: Leve ao fogo duas colheres (de sopa) das flores da calêndula para cada xícara de água. Deixe ferver durante 10 minutos, então desligue e abafe. Quando a temperatura estiver adequada, coe e beba meia xícara do chá de manhã, e meia xícara a noite.

Chá de Orégano: Coloque uma colher (de sopa) de folhas de orégano, secas ou não, numa xícara. Esquente uma xícara de água e desligue assim que surgirem as primeiras bolhas de fervura. Despeje a água na xícara contendo o orégano e tome assim que esfriar. Beba duas a três vezes ao dia.

Chá para Gases

Chás que aliviam a dor de barriga - Cardamomo

Foto: depositphotos

Chá de Cardamomo: Ferva uma xícara de água em uma chaleira, desligue o fogo e depois acrescente 2g de sementes secas de cardamomo. Mantenha abafado por 10 minutos, em seguida coe e consuma morno e sem adoçar.

Chá de Boldo-do-Chile: Ferva 200 ml de água filtrada. Após a ebulição, desligue o fogo e acrescente uma colher (de sobremesa) de folhas de boldo picadas e abafe. Deixe descansar por 10 minutos. Coe o líquido, espere esfriar e consuma.

Chá de Erva Cidreira: Ferva um litro de água e, após desligar o fogo, acrescente 30 gramas de folhas e flores de erva cidreira. Deixe abafando por aproximadamente 12 minutos. Após esse tempo, coe e adicione algumas gotas do sumo de limão quando for tomar o chá. A indicação de consumo é de uma xícara pequena do chá, três vezes ao dia.

Chá para Indigestão

Chás que aliviam a dor de barriga - Camomila

Foto: depositphotos

Chá de Camomila: Use duas ou três colheres (de chá) de flores secas de camomila por xícara, colocando água quente em seguida e deixando em infusão por 3 minutos. Coe e adicione mel ou sumo de limão, se preferir.

Chá de Erva Doce: Coloque um litro de água para ferver. Em seguida, adicione oito colheres (de sopa) de folhas de erva-doce e mantenha o preparo em fervura durante dois minutos em recipiente com tampa. Desligue o fogo e deixe a mistura descansar por cinco minutos. Coe e tome.

Causas da dor de barriga

A dor abdominal pode ser um sintoma associado a distúrbios transitórios ou a doenças mais graves. O diagnóstico definitivo da causa da dor pode ser difícil, pois muitas doenças podem apresentar sintomas semelhantes. Por isso que identificar o local correto da dor de barriga é fundamental para um bom diagnóstico, uma vez que a dor pode se espalhar para outras regiões, o que dificulta ainda mais o diagnóstico.

Dor do lado esquerdo da barriga

-Cálculo Renal;
-Câncer no pâncreas ou no intestino;
-Cólica Menstrual;
-Gravidez ectópica;
-Obstrução intestinal;
-Intoxicação alimentar;
-Síndrome do intestino irritável.

Dor do lado direito da barriga

-Gases;
-Pâncreas;
-Problemas no cólon;
-Rins;
-Úlceras.

Síndrome do Intestino Irritável

Chás que aliviam a dor de barriga

Foto: depositphotos

Os sintomas da SII são desconforto ou dor abdominal, alteração do hábito intestinal, muco nas fezes, urgência retal, distensão abdominal e flatulência.

Este conjunto de sintomas desagradáveis e dolorosos foi chamado de Síndrome do Intestino Irritável ou ‘SII’. Embora os pesquisadores médicos ainda não tenham certeza do que exatamente causa esta síndrome, ela permanece uma condição com impacto fortemente negativo sobre a qualidade de vida da pessoa acometida. A natureza imprevisível da dor, diarreia e outros sintomas pode exercer uma influência profundamente perturbadora na vida pessoal e profissional do paciente.

Se previna contra a dor de barriga

Há várias formas eficazes de reduzir ou até eliminar a dor de cólicas abdominais. Naturalmente, a prevenção é o melhor remédio: se possível, evite alimentos e bebidas que você sabe que as desencadeiam e tente relaxar, reduzindo assim os efeitos do estresse na sua digestão.

É importante se manter hidratado, ter uma alimentação adequada e balanceada e praticar atividade física regularmente. É claro que uma dor de barriga pode surgir do nada. Se isso acontecer, coloque uma bolsa térmica na área onde está doendo, procure descansar e aposte nos chás.

*Revisado por Maria Júlia Pereira Reis (CRF-PE:07663)
Graduada em Farmácia pela Universidade Federal de Alagoas – UFAL
Mestranda em Ciências Farmacêuticas.

Sobre o autor

Jornalista, possui especialização em marketing e acumula experiência de mais de 10 anos no ramo da comunicação. Registro Profissional DRT-PE: 4909.