Os 20 super alimentos naturais ricos em cálcio

O cálcio é o mineral essencial responsável pela construção e a manutenção dos ossos e dos dentes. Confira 20 super alimentos naturais ricos em cálcio!


O cálcio é muito importante para a saúde, pois é o mineral responsável pela construção e a manutenção dos ossos e dos dentes. Especialmente durante a infância, é fundamental que quantidades adequadas deste mineral sejam ingeridas.

As funções do cálcio

O cálcio presente no nosso organismo está distribuído entre os ossos, dentes e sangue, e está envolvido no metabolismo de todas as células do corpo. Este mineral essencial participa na força óssea, no mecanismo de contração muscular dos membros ou do coração, na transmissão de impulsos nervosos entre o cérebro e o resto do corpo, na coagulação do sangue, na permeabilidade celular e no equilíbrio do pH do sangue.

Os 20 super alimentos naturais ricos em cálcio

Embora seja uma boa fonte de cálcio, o leite é indigesto e causa alergias e intolerância para muitas pessoas. Muita gente ainda pensa que apenas o leite e os seus derivados são fontes de cálcio, mas isto é um grande engano.

Os 20 super vegetais ricos em cálcio

Foto: Pixabay

Existem vários alimentos vegetais que fornecem a quantidade de cálcio necessária para o bom funcionamento do organismo humano. Confira a seguir quais são os 20 super vegetais ricos em cálcio:

1.Abacate
2.Amora
3. Brócolis
4. Cebola
5. Couve
6. Acelga
7. Alcachofra
8. Alho
9. Sementes de girassol
10. Quiabo
11. Abóbora
12. Castanha-do-pará
13. Gergelim
14. Amaranto
15. Vagem
16. Rúcula
17. Linhaça
18. Grão-de-bico
19. Amêndoas
20. Nabo


É importante ressaltar que, para a eficiente absorção do cálcio, é bom evitar alimentos que contenham cafeína ou ferro, pois tais nutrientes impedem a fixação do cálcio nos ossos. Assim sendo, o recomendado é ingerir alimentos que sejam fonte de cálcio de maneira mais variada possível.

Recomendação de cálcio

A recomendação de cálcio por dia varia de acordo com a idade, sendo que a sua ingestão na infância é ainda mais importante, pois é nesta fase que se criarão as reservas do mineral no organismo para o resto da vida. Se faltar cálcio, os ossos podem não crescer em todo o seu potencial.

Confira a seguir quais são as recomendações diárias de cálcio para crianças, adultos e durante o período de gravidez:

Crianças

1 a 3 anos: 500 miligramas
4 a 8 anos: 800 miligramas
9 a 18 anos: 1.300 miligramas

Adultos

Entre 19 e 50 anos: 1.000 miligramas
A partir dos 50 anos: 1.200 miligramas
Após os 25 anos, os ossos não crescem mais, porém, os alimentos fonte de cálcio podem deixá-los mais fortes e densos.

Durante a gravidez

Até 18 anos: 1.300 miligramas
Após os 18 anos: 1.000 miligramas


Reportar erro