Orelha-de-onça – santo remédio para problemas respiratórios

Planta originária do Brasil e encontrada no estado da Paraíba, a orelha-de-onça (milona) possui benefícios…


Orelha-de-onça

Imagem: Reprodução

Planta originária do Brasil e encontrada no estado da Paraíba, a orelha-de-onça (milona) possui benefícios para tratamento de doenças respiratórias e encoraja pesquisadores a consumi-la como remédio natural, sendo destaque do programa Globo Repórter, conhecido por mostrar a diversidade do Brasil em fauna e flora.

Encontrada sempre em solo fértil, a erva é um arbusto com folhas ”peludas”, semelhante a textura do veludo, que se desenvolve melhor em lugares úmidos. As flores que se formam no verão, são numerosas em tom de roxo e rosa. A planta recebeu esse nome devido ao seu formato, que é semelhante a orelha do grande felino brasileiro. Foi encontrada no distrito de Riachão, município de Sousa, e enviada as universidades federais onde há 25 anos é estudada e testada em ratos de laboratório, onde apresentou resultados positivos aos pequenos mamíferos. Descobriu-se que a planta é capaz de sanar sintomas de asma, doença com número de pessoas portadoras alarmente. Crianças sofrem desse mal de forma crônica e passam noites de sono em claro, sendo a principal causa de tosse crônica em crianças e está entre as principais causas de tosse crônica em adultos.
Porém seus benefícios não se limitam apenas à cura da asma, a erva é eficaz contra males como:


O alívio de problemas respiratórios se dá pelo fato de que a planta desobstrui as vias aéreas, facilitando a entrada de oxigênio e liberação de carbono. Sua ação pode ser mais eficaz que a de muitos antialérgicos famosos, alguns que até possuem corticoide em sua composição, substância que tem como consequência o ganho de peso. Estima-se para o futuro, a produção em massa da planta na forma de medicamento natural, substituindo o uso de medicamentos com substância fortes demais para o nosso organismo.

Uso

Seu uso será melhor ministrado em xaropes, chás e cápsulas. É possível realizara infusão das folhas, sendo até mais eficaz que a raiz da planta, porém é aconselhável o acompanhamento e permissão médica para consumi-la, além de que a planta pode ser confundida por outras, e coleta e preparo caseiro leve você a consumir uma planta diferente, muito provavelmente tóxica.

Onde comprar

A orelha-de-onça já se encontra disponível em locais de venda de medicina natural.


Reportar erro