Óleos naturais para usar no inverno e evitar o ressecamento da pele

Além das baixas temperaturas, fator que agrada a muita gente, o inverno provoca alguns danos à pele, entre eles, o ressecamento. Saiba qual o óleo usar nesta época do ano


Além das baixas temperaturas, fator que agrada a muita gente, o inverno provoca alguns danos à pele, entre eles, o ressecamento. Para lidar com esse problema, a medicina natural oferece uma gama de possibilidades para hidratá-la e ainda protegê-la. Entre elas, os óleos naturais aparecem como saída. Essas substâncias atuam na pela como uma espécie de barreira protetora, impedindo a perda precoce de água.

Uma das principais funções do óleo é hidratar a pele. Por isso, vale a pena prestar um pouco mais de atenção quanto ao uso dessas substâncias. Eles são aplicados na primeira camada da pele. Aos poucos, ele vai passando para as camadas internas, deixando a superfície uniforme, sem cutículas levantadas. Imediatamente, os óleos proporcionam um aspecto brilhante e tratado. Além disso, os mesmos criam uma película protetora que age como barreira às agressões externas.

Como usar os óleos hidratantes

Para que o corpo possa usufruir de todas as qualidades oferecidas pelos óleos naturais, é bom seguir algumas recomendações quanto ao uso. Geralmente é indicado que se faça uma esfoliação na pele com auxílio de bucha vegetal ou de algum esfoliante. Porém, no inverno, é bom ser um pouco comedido, pois a época já faz com que a pele perca um pouco mais da hidratação natural, ficando mais seca. Com a esfoliação, a camada de células mortas será removida, proporcionando melhor absolvição do óleo pela pele.

Recomenda-se que os óleos sejam sempre aplicados sobre a pele ainda úmida. O ideal seria antes do fim do banho. Em seguida, tome uma chuveirada para retirar o excesso do óleo da pele. Para secar, basta dá umas batidinhas com a toalha. Isso evita que o óleo tape os poros. Nos casos em que a pessoa apresente tendência ou possua poros obstruídos e foliculites, o indicado é que seja evitada a aplicação de óleos naturais em áreas mais oleosas, como costas e colo.

Óleos naturais para usar no inverno e evitar o ressecamento da pele

Foto: Depositphotos


Na pele normal, o uso de óleos é recomendado a cada dois dias. Ao contrário de quem tem pele oleosa, a indicação é que o produto seja usado de uma a, no máximo, duas vezes por semana. A dica também é buscar um tipo específico para cada pele. Não existe um horário ideal para se aplicar óleo no corpo, apenas que seja ao fim do banho.

Óleos para o corpo

Pelas propriedades naturais apresentadas, o óleo de amêndoas é o mais recomendado para uso. Em sua composição ele apresenta nutrientes como vitamina E, B, A, ácido fólico e arginina. O óleo de amêndoas é especialmente benéfico para as peles secas e rachadas, promovendo maciez, luminosidade e evitando a descamação. Ele também ajuda no combate a estrias em mulheres grávidas e previne rugas, deixando a pele com um aspecto macio e suave. Na cosmética, o óleo de amêndoas aparece como o produto natural mais utilizado.

Além da amêndoa, outra boa opção para hidratar a pele no inverno é o óleo de semente de uva. Ele é rico em ácido linoléico, antioxidantes que atuam no combate os radicais livres e reconhecido por suas propriedades nutritivas. O óleo de semente de uva também promove a regeneração dos tecidos mortos, tonificando e aumentando a elasticidade da pele. A substância é facilmente absorvida pela pele, o que proporciona uma sensação de pele bem hidratada.

O óleo de argan é uma poderosa substância natural explorada pela indústria de cosméticos. Ele tem ação antisséptica, estimula a oxigenação da pele e elasticidade, tem propriedades fungicidas, protege a pele de agressões externas, é antienvelhecimento, regenera a pele, além de suavizar, hidratar e acrescenta brilho à pele.


Reportar erro