Óleo natural é capaz de tonificar a maciez dos cabelos

Conheça os benefícios do óleo de pequi e saiba como usar para atletas e também para o tratamento dos cabelos


O pequi é o fruto símbolo do cerrado que, para aqueles que são do centro-oeste brasileiro, é bastante conhecida. De nome científico caryocar brasiliensis, a fruta tem casca verde e grossa, é grande, possui polpa amarela e um caroço cheio de espinhos. É usada na alimentação misturada ao arroz, ao frango, na massa do pão de queijo e até mesmo em conserva. Entre os seus efeitos benéficos, um dos principais é o de garantir maciez para os cabelos.

Benefícios e propriedades

Alguns testes clínicos realizados comprovaram que o óleo extraído da polpa da fruta conhecida como pequi, possui propriedades anti-inflamatória, atuando beneficamente no sistema cardiovascular, além de atuar como um excelente antioxidante que ajuda a prevenir as mudanças no DNA celular. Depois de alguns anos, a pesquisa ficou ainda mais avançada, indicando a possibilidade das prateleiras brasileiras ganharem mais um medicamento natural benéfico.

Os testes foram realizados em pessoas diversas, demonstrando benefícios para portadores do lúpus e do diabetes, além de ser excelente para atletas maratonistas, pois eles passam por altos graus de estresse físico, gerando a maior produção de radicais livres.

Óleo natural é capaz de tonificar a maciez dos cabelos

Foto: Reprodução/ internet

Foram testados 126 atletas que, após a ingestão das cápsulas de pequi, tiveram menos inflamações celulares, menos danos no DNA das células e também menos estresse oxidativo. O óleo se mostrou mais benéfico aos atletas mais velhos que possuem uma produção maior de radicais livres, mas também é excelente para os mais novos.


Os compostos do óleo ajudam ainda a impedir que o colesterol LDL forme placas de gordura no sangue.

Usos do óleo de pequi para os cabelos

Por ser rico em vitaminas A, E e antioxidantes, atuando como anti-inflamatório e hidratante, o óleo de pequi pode ser usado nos cabelos para a umectação, garantindo maciez. Para isso, aplique nos fios duas horas antes de lavar os cabelos, mas nunca aqueça o produto, pois assim ele perde suas propriedades.

Como um procedimento pré-shampoo, pode ser usado como uma forma de proteger a fibra capilar, sendo bastante indicado para as pessoas que têm fios bastante quebradiços e sensibilizados.

Pode ser usado ainda como sérum, barato e prático que ajuda a baixar o frizz. Coloque o equivalente a uma moeda de 10 centavos na mão e aplique nos fios secos ou úmidos. O óleo ajuda a fazer com que os cabelos cresçam mais saudáveis e fortes, além de hidratados e sem frizz.


Reportar erro