Óleo de neem para pulgas e carrapatos

Os nossos animais de estimação já fazem parte da nossa família, são membros dela e…


Os nossos animais de estimação já fazem parte da nossa família, são membros dela e sempre queremos o melhor para eles. Mas é preciso ter muito cuidado com os bichos, pois há muitos parasitas e bactérias que sempre estão por perto. As pulgas e carrapatos, por exemplo, são muito comuns. O crescimento da população de parasitas resistentes aos diferentes grupos químicos são uma consequência do uso em excesso e contínuo de drogas que afetam os animais e o homem. Mas há uma solução natural que não é tóxica e é muito eficaz contra pulgas e carrapatos, além de possuir outros benefícios. Essa solução é o óleo de nem, veja mais sobre ele agora.

O neem

A Azadirachta índica, mais conhecida como Nim ou Neem, é uma árvore conhecida há mais de 2000 anos na Índia e também em outros países do Oriente. Por possuir propriedades medicinais muito importantes para à saúde do homem, dos animais e das plantas, seu uso é muito comum e antigo.

Nessa planta podemos encontrar mais de 100 compostos bioativos que foram isolados em sua composição, mas o principal componente do óleo de neem é a azadiractina. Alguns estudos científicos comprovam que o neem, seja em óleo ou pó, possui propriedades antissépticas, antioxidantes, antivirais, bactericidas, antifúngicas e até espermicidas.

O óleo de neem causa distúrbios fisiológicos, alterando o desenvolvimento e a funcionalidade de diversas espécies de pragas, agindo sobre os processos reprodutivos, sobre a inibição do seu crescimento, desenvolvimento e da mobilidade do parasita, além de apresentar efeito repelente.

O neem não causa a morte imediata dos insetos, a sua ação começa algumas horas após a aplicação e pode se prorrogar por vários dias. Isso acontece porque essa substância age seletivamente em cada tipo de inseto, atingindo as suas funções vitais de forma diferenciada.


Óleo de neem para pulgas e carrapatos

Foto: Reprodução

Biopesticida

O neem age como biopesticida sem que haja efeitos colaterais tóxicos ou que sejam nocivos. Quando ele é aplicado diretamente na pele, repele não apenas os mosquitos, carrapatos e as pulgas, mas também os mata. Por não ser um produto tóxico e ser natural, seu poder residual é menor e por isso precisa ser reaplicado regularmente. Existem ainda alguns medicamentos orais que possuem em sua composição o neem e são usados para diversos fins, entre eles o combate aos vermes.

Contra as pulgas

Por ser um ótimo repelente, o neem é muito recomendado para ser usado em animais contra a pulga. Esse inseto pode causar alergia nos cães, onde esta tem início a partir da saliva da picada. Existem muitos produtos que são tóxicos e que apenas matam as pulgas e carrapatos após eles terem sugado o sangue do cachorro e não previnem contra as doenças que podem ser transmitidas pelas picadas. Já o neem além de matar as pulgas, previne doenças no seu pet.

Como usar?

Para usar o óleo de neem na pulverização do ambiente você deve misturar 10 ml em um litro de água. Coloque a mistura em uma bombinha, agite bem o óleo antes e depois de mistura-lo. O ideal é pulverizar após o pôr do sol em todo o ambiente desejado.

Para usar no seu cachorro, você deve utilizar 100 ml do óleo para 10 litros de água. É possível usar essa mistura como colônia pós-banho, quando os pelos ainda estiverem úmidos e colocar gotas do óleo junto ao shampoo.


Reportar erro