Óleo de laranja – Benefícios e propriedades

Nativa da China, a laranja é uma fruta muito popular no nosso país e cultivada…


Nativa da China, a laranja é uma fruta muito popular no nosso país e cultivada em muitos países ao redor do mundo. Da casca da laranja extrai-se, através de pressão simples, o óleo essencial, que faz parte da composição de produtos de limpeza, sabonetes, xampus, balas, bebidas etc. O óleo essencial de laranja possui muitas propriedades benéficas à saúde, sendo muito empregado para diversas finalidades. Conheça melhor este óleo que possui o mesmo aroma doce e refrescante que a saborosa fruta.

Óleo de laranja - Benefícios e propriedades

Foto: Reprodução

Propriedades do óleo de laranja

  • Digestivo;
  • Estimulante do sistema linfático;
  • Hidratante;
  • Controla os processos hídricos;
  • Sedativo;
  • Cicatrizante e protetor da mucosa gástrica, auxiliando em casos de gastrites e úlceras;
  • Depurativo.

Indicações de uso

Devido às suas propriedades altamente benéficas, o óleo de laranja é utilizado em tratamentos terapêuticos, emocionais e na estética.Nos tratamentos terapêuticos, as principais indicações de uso são como estimulante digestivo, regulador do sistema linfático e no tratamento contra a insônia. Em tratamentos emocionais, o óleo de laranja é utilizado no tratamento de casos de depressão, tensão nervosa e estresse.

Nos tratamentos estéticos, as principais indicações de uso são no tratamento de celulites, obesidade, retenção hídrica, equilibrador e amaciante da pele e dos cabelos. E os benefícios do óleo de laranja não param por aí! Ele também pode ser utilizado no tratamento de diarreia, constipação, síndrome do intestino irritado, flatulências, colites, dispepsia, úlcera bucal e infecção da garganta, enjôo em viagens, tratamento de acne, dentre outros problemas.


Modos de consumo

O óleo de laranja pode ser encontrado em algumas bebidas que possuam este produto como matéria-prima; misturado com óleo essencial de limão diluído, o óleo de laranja se torna um potente desinfetante bucal, tônico para gengiva e no tratamento de aftas; o óleo pode ser consumido como molho ou utilizado na preparação de comidas e saladas, por causa de seu sabor adocicado e agradável. O óleo da laranja também pode ser utilizado em tratamentos com aromaterapia.

Precauções

Se o óleo de laranja for utilizado para fazer massagens, deve-se ter o cuidado de não se expor ao sol após o uso, para evitar o risco de queimaduras e manchas de pele, devido ao elevado teor cítrico do produto. Em casos de utilizá-lo em banhos de banheira, nunca utilize mais de quatro gotas para uma banheira média, pois pode irritar a pele.

Recomenda-se realizar um simples teste de sensibilidade antes de usar o óleo: aplique uma pequena quantidade do óleo na parte interior do braço e aguarde uma hora.  Em caso de irritação, suspenda o uso imediatamente.


Reportar erro